Acervo: Luiz Henrique Torres. |
A proposta deste blog é instigar a leitura, o conhecimento e a investigação dos processos históricos. Livros com temas ligados a História do RS e Hist. do Município do Rio Grande estão disponíveis para leitura ou baixar (basta clicar em cima da imagem da capa do livro ou copiar o link com o botão direito do mouse). Também serão abordados temas de "História e Terror", "Literatura Fantástica", "Graphic Novel-HQ" etc. Administradora: Rejane Martins Torres. Facebook: Professor Torres
Porto do Rio Grande em 1908
quinta-feira, 31 de março de 2022
FORT SUMTER
quarta-feira, 30 de março de 2022
SUÍÇA
https://www.flickr.com |
Este card que acompanhava o chocolate Ph. Suchard remete a uma cena da Suíça por volta de 1905.
Trata-se de uma diligência do Correio Suíço fazendo uma entrega de caixas de chocolates Suchard. Esta marca surgiu em 1826 com o suíço Philippe Suchard e ainda atua no mercado mundial de chocolates.
terça-feira, 29 de março de 2022
O TAPA
Quase nocauteado Rock que não é "Balboa"à esquerda e a direita Smith. Entrega do Oscar no dia 27 de março de 2022. |
Em relação ao tapa "padrão Oscar" envolvendo "Todo Mundo Odeia o Chris" e "Um Maluco no Pedaço" deixo a minha posição: momento de infelicidade de Chris Rock e felicidade e cumprimentos a Will Smith.
GETTYSBURG
Acervo: Luiz Henrique Torres. |
Agora estamos engajados em uma grande guerra civil que testa se essa nação, ou qualquer nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Estamos reunidos em um grande campo de batalha dessa guerra. Passamos a dedicar uma parte desse campo como um local de descanso final para aqueles que deram suas vidas aqui para que esta nação pudesse sobreviver. É absolutamente adequado e apropriado que o façamos.
Mas, num sentido mais amplo, não podemos dedicar — não podemos consagrar, não podemos santificar — esse terreno. Os homens corajosos, vivos e mortos, que lutaram aqui, o consagraram, muito além do que nossas pobres faculdades podem adicionar ou diminuir.
O mundo dificilmente notará, nem por muito tempo se lembrará do que dizemos aqui, mas nunca esquecerá o que fizeram aqui.
Devemos nós os vivos, antes, dedicarmos aqui à obra inacabada dos que lutaram aqui e avançaram tão nobremente. Em vez disso, é para nós estarmos aqui dedicados à grande tarefa que resta ante a nós — de que esses mortos honrados inspirem maior devoção àquela causa pela qual eles deram a última medida transbordante de devoção — que nós aqui afirmemos que esses mortos não morreram em vão — que esta nação, sob Deus, haja um renascimento de liberdade — e que o governo do povo, pelo povo, para o povo, não pereça na Terra".
segunda-feira, 28 de março de 2022
1848
Acervo: Luiz Henrique Torres. |
domingo, 27 de março de 2022
CRUZEIRA
Campos da Torotama. Fotografias: Luiz Henrique Torres. |
Cruzeira ou urutu-cruzeiro (Bothrops) é uma cobra peçonhenta que habita entre o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso. Também é encontrada na Argentina e Uruguai. A potência do seu veneno varia de área para área e de características de cada espécime. Porém, sempre exigirá atenção e busca de socorro médico.
Nos caminhos para a Torotama esta cruzeira juvenil cruzava lentamente a estrada. Acabou dando a volta e retornou para o mato em que saiu (próximo a um pé de macela).
Estas cobras adultas podem chegar a 1,70 metros. Na Ilha dos Marinheiros e nas proximidades da Lagoa do Jacaré já observei espécimes de cerca de 1,50 metros.
Portanto, uma caminhada atenta é essencial para quem circula nestes belos campos.
sábado, 26 de março de 2022
ARMAZÉM EM 1897
O Artista, 4 de março de 1897. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Se constata que dava para levar para casa cinco latas de goiabada pelo valor de uma cerveja importada. A França estava representada pela manteiga e Portugal por vinho do Porto, moscatel do Douro, malvasia e... Jeropiga que era vendida em garrafa ou barril.
A bebida símbolo de Rio Grande, a Jeropiga, já era conhecida e consumida na cidade. Pouco depois passaria a ser produzida na Ilha dos Marinheiros, persistindo até o presente, a produção desta bebida que é um legado de imigrantes portugueses.
sexta-feira, 25 de março de 2022
1905
Acervo: http://memoria.bn.br/ |
O Almanak Litterario e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1905 era editado pela Livraria Americana uma filial de Pelotas que foi instalada em Rio Grande em 1885.
O Almanak começa a circular em 1889 e destinava muitas páginas aos anunciantes.
É o exemplo desta empresa a "Grande Manufactura de Fumo S. Miguel" que comercializava fumos em latas e pacotes, além de cigarros de papel, palha e carteiras. Entre as marcas está o cigarro "Paris" que vinha acompanhado de um retrato ou card (figurinha). Desde o final do século XIX proliferou a colocação de cards colecionáveis em carteiras de cigarros e outros produtos como chocolates, chás, bolachas etc.
quinta-feira, 24 de março de 2022
LOJA DO PÊGAS
Acervo: http://memoria.bn.br |
quarta-feira, 23 de março de 2022
FIREBALL EM SÃO JOSÉ DO NORTE
Fotografia: Observatório Espacial Heller & Young. |
O Observatório Espacial Heller & Young na cidade de Taquara, registrou na noite de segunda-feira (às 22h34) duas explosões de um meteoro Fireball. A observação luminosa durou apenas 2,4 segundos tempo percorrido entre a entrada na atmosfera a 93km de altitude e seu desaparecimento a 53km de altitude. Quarenta quilômetros percorridos em cerca de 2 segundos correspondem a uma velocidade considerável...
O fenômeno é de registro mais raro por ter ocorrido duas explosões no meteoro. Outro aspecto é que o meteoro de magnitude -4,3 desapareceu, ou "possíveis" fragmentos se precipitaram no Oceano Atlântico na altura de São José do Norte!
Material rochoso extra-terrestre pode estar no fundo do Oceano na costa nortense! Portanto, este não é um bom período para ler A Guerra dos Mundos de H. G. Wells. Não será de estranhar se, nas próximas semanas, os navegantes observarem luzes estranhas vindas da profundeza oceânica na penumbra absoluta da noite...
PESCA EM 1922
Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
terça-feira, 22 de março de 2022
LIVRARIA COMERCIAL
Almanak Litterario e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1905. http://memoria.bn.br/ |
A Livraria Comercial tinha matriz em Pelotas e filial em Rio Grande.
Atuava com papelaria, material de escritório, tipografia, encadernação etc.Se notabilizou pela coleção de cartões-postais com o editor Meira.
Em Rio Grande, disputava o espaço com a Livraria Rio-Grandense e Livraria Americana.
segunda-feira, 21 de março de 2022
ROYAL INSURANCE COMPANY
Diário do Rio Grande, 07-12-1905. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Numa cidade portuária era essencial o fornecimento destes serviços de seguros frente as dificuldades da navegação marítima. Em Rio Grande, o acesso ao Porto Velho ainda trazia muitas apreensões relativas ao calado ou ao mau tempo na costa sul. A meteorologia e as comunicações ainda estavam engatinhando; a segurança no acesso ao espaço portuário ainda era comprometida devido a ausência dos Molhes da Barra (inaugurado em 1915).
Segurar as embarcações e as cargas eram essencial para evitar grandes perdas ou até falência.
Os agentes da Royal Insurance Company em Rio Grande eram Fraeb e Nieckile, num período comercial em que ingleses e alemães atuavam em parceria no comércio local e internacional. A chegada da Primeira Guerra Mundial (1914) modificou radicalmente as relações entre os países beligerantes.
domingo, 20 de março de 2022
BENTO GONÇALVES
http://memoria.bn.br/ |
sábado, 19 de março de 2022
EGITO - 1866
Acervo: Luiz Henrique Torres. |
Folha comemorativa dos 125 anos de lançamentos dos primeiros selos egípcios.
Foi em 1 de janeiro de 1866 que ocorreu a primeira emissão de selos postais do Egito. A imagem destes selos foi reproduzida no lado esquerdo da folha que circulou com um carimbo de 23 de julho de 1991.
No lado direito vemos um cenário da planície de Gizé com a esfinge e duas pirâmides (grande e pequena) e referência ao aniversário do selo postal egípcio.
sexta-feira, 18 de março de 2022
MÉDICO ALEMÃO
Diário do Rio Grande, 07-12-1905. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Observamos no anúncio que um médico alemão estava clinicando em Rio Grande em 1905.
O Dr. João Rasmussen era um Praktischer arzt (um "clínico geral").
O horário comercial (sprechstunden) era restrito a uma hora e meia em quatro dias da semana. Possivelmente, devia atender em hospital reservando poucas horas para o atendimento particular.
Para fazer atendimentos domiciliares era preciso um mensageiro trazer "por escrito" a solicitação (e certamente com assinatura na carta para garantir a cobrança da consulta).
quinta-feira, 17 de março de 2022
CENTENÁRIO DE NOSFERATU
Um dos mais destacados filmes do ciclo expressionista está completando 100 anos!
"Nosferatu, uma Sinfonia do Horror" foi lançado na Alemanha em março de 1922.
A adaptação não autorizada do romance Drácula de Bram Stoker desencadeou um processo judicial que exigia indenização e a destruição das cópias do filme. Felizmente, uma cópia sobreviveu a destruição e preservou esta preciosidade cinematográfica que influenciou outros filmes de vampiros.
Faço uma leitura de que o Nosferatu de 1922 está mais próximo do vampiro tradicional eslavo do que do Drácula vitoriano e sedutor de Stoker.
Comemorando o centenário de lançamento a editora Sebo Clepsidra estará lançando um livro com uma versão escrita de Nosferatu publicada em 1925 no periódico francês Le Film Complet. Uma obra inédita no Brasil que trará um novo fôlego ao tema.
A cotização pública para a produção da obra está sendo feita no Catarse no endereço: https://www.catarse.me/nosferatu100
*Todas as imagens desta página foram reproduzidas, com fins de divulgação, do endereço do projeto no Catarse: https://www.catarse.me/nosferatu100
quarta-feira, 16 de março de 2022
ARTHUR MONTENEGRO
Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
José Arthur Montenegro nasceu no Ceará a 29 de fevereiro de 1854 e faleceu em Rio Grande, em 10 de abril de 1901.
A maior parte de seu trabalho intelectual foi desenvolvido em Rio Grande com enfoque principal na Guerra do Paraguai (1864-1870). O levantamento de fontes documentais e iconográficas realizado por Montenegro constitui um dos principais arquivos mundiais para o estudo deste conflito. É um acervo que faz parte da Biblioteca Rio-Grandense.
terça-feira, 15 de março de 2022
LEAL SANTOS EM 1905
Acervo: http://memoria.bn.br/ |
A empresa fundada em Rio Grande em 1889 estava conquistando um considerável espaço no mercado brasileiro. Suas bolachas se notabilizaram graças ao persistente recurso a anúncios em periódicos de grande circulação no Rio de Janeiro.
O mercado de bolachas ou biscoitos de alta qualidade era controlado pelas marcas estrangeiras. Daí surgirá o lema da Leal, Santos de ter a "mesma qualidade das importadas pela metade do preço".
segunda-feira, 14 de março de 2022
HÁ 60 ANOS
Charge mostrando Krushev e Kennedy na queda de braço nuclear. |
Há 60 anos ocorreu a crise dos mísseis em Cuba! Era o ano de 1962...
Foi um período de muita tensão pela possibilidade de ocorrer um conflito nuclear.
Fidel e Che Guevara abraçaram a ideia de instalar mísseis com ogivas nucleares soviéticas em território cubano para serem lançados, quando e se necessário, sobre cidades norte-americanas. Nikita Kruschev autorizou a montagem da base de lançamentos e o envio dos mísseis por navio foi detido pela Marinha Americana num dos momentos mais próximos do fim dos tempos na história da humanidade.
Mesmo esta conjuntura apresentou um senso crítico de Kruschev em fazer um recuo estratégico em troca de retirada de mísseis americanos na Turquia.
Daquela vez a humanidade se safou de experimentar um conflito nuclear.
Seis décadas depois a insanidade voltou aos holofotes num cenário bem mais grave. Em apenas 16 dias da invasão da Rússia na Ucrânia, a mando de Vladimir Putin, já foram proferidos mais despropérios do que nos últimos milênios.
Por maior que fossem as ofensas e ameaças, nas guerras anteriores ao uso da energia atômica, o poder de destruição era limitado geograficamente. Tudo mudou desde Hiroshima.
Atualmente, um ditador pode iniciar algo que terminará num desastre para todos. Nesta direção, parece que a porta do hospício Arkhan foi aberta e está difícil de conduzir uma reflexão ponderada. Em que ponto a psicopatia está no comando?
Hoje ocorreu um ataque russo a uma base militar de uma cidade próxima a fronteira com a Polônia. Um erro (ou acerto proposital...) de mais alguns quilômetros em que um míssil de cruzeiro alvejasse a outra linha da fronteira e poderíamos iniciar a Terceira Guerra Mundial.
A ameaça nuclear é o último impropério a ser emitido num discurso! E foi repetido várias vezes por integrantes diplomáticos do governo Putin. A tensão que isto gera nos responsáveis pelo lançamento das ogivas é extremamento danoso ao estado psíquico. Erros humanos podem acontecer. Mas não devem!
Ou será que a insanidade do ditador já não tem mais qualquer referencial e realmente ele pensa nesta possibilidade? Certamente não é o que cogita a maioria esmagadora do povo russo que está sendo arrastado numa aventura escatológica.
Certamente, há motivações geopolíticas para críticas de Putin como é o caso da presença da OTAN em países próximos; a aproximação da Ucrânia do Ocidente; o ódio inato das liberdades democráticas ocidentais que conduzem as dificuldades em concentração de poder ilimitado num governante; a carência psíquica pelo falecimento da União Soviética que precisa ser revivida etc. Muitos fatores são reais neste contexto, porém, nada justifica a linguagem do uso de armas nucleares.
60 anos depois a humanidade passa por um cenário sombrio, que já se constitui num crime, devido às ações ainda se fazerem dentro dos quadros da pandemia vigente e de todo o sacrifício humano e econômico gerado.
Persistem grandes desafios diplomáticos em que é preciso puxar a corda sem que esta arrebente. No enfraquecimento do juízo que pelo menos o mundo tenha sorte.
sábado, 12 de março de 2022
DAGUERRE
https://www.flickr.com |
https://www.flickr.com |
Frente e verso de um card dos cigarros R & J. Hill editados no ano de 1929.
O personagem contemplado foi essencial no desenvolvimento da reprodução mecânica das imagens. Trata-se do francês Daguerre que em 1839 patenteou a primeira máquina fotográfica: o daguerriótipo.
Pensar hoje num mundo sem a fotografia é projetar a aridez na captação da multiplicidade de experiências da vida no planeta.
sexta-feira, 11 de março de 2022
COBRAS E ELIXIRES
Diário do Rio Grande, 07-12-1905. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Muitas vezes são médicos ou farmacêuticos indicando um medicamento e afirmando de sua eficiência. Outras vezes, como neste anúncio, é a reprodução de uma suposta carta de alguém que utilizou favoravelmente o produto e está elogiando o responsável ou laboratório. Surge um clima coloquial que aproxima o leitor e se narra exemplos práticos da eficiência.
Seis pessoas mordidas por cobras foram curadas tomando a Tintura de Plumeria que neutraliza o veneno até de jararaca. Se há algo de verdade na história seria ótimo. Afinal, o soro anti-ofídico começou a ser feito pelo Instituto Butantan em 1901. As mortes por picadas de serpentes eram elevadas no Brasil. E o acesso ao soro era muito difícil pelas dimensões continentais do país.
Face a dificuldade para atendimento médico, os remédios ou elixires milagrosos, era uma das poucas esperanças de sobrevivência. Isto garantia um considerável espaço nos jornais e revistas para a publicidade destes produtos.
quinta-feira, 10 de março de 2022
"BISCOUTINHOS"
Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
A Padaria Santos (os tipos foram invertidos "AP") se localizava junto a Praça Julio de Castilhos no centro da cidade.
quarta-feira, 9 de março de 2022
ESTAÇÃO PIRATINI
Acervo: http://memoria.bn.br/ |
O Almanak Litterario e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1903 publicou informações para os usuários da Estrada de Ferro Rio Grande a Bagé.
O ponto zero está na Estação Marítima e o km 283 é na Estação Bagé.
Vários detalhes são descritos sobre preços das passagens. Das 18 estações elencadas, Piratini não se refere a cidade e sim a atual cidade de Pedro Osório e tendo ao seu lado a estação Cerrito.
terça-feira, 8 de março de 2022
NA AULA
http://memoria.bn.br/ |
Este relato publicado no Almanak Litterario e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1889 remete a infância do autor e sua primeira experiência escolar.
Cronologicamente pode se tratar da década de 1850...
A simplicidade do texto se traduz numa veracidade. Um pouco da rotina das aulas no período ficou descrito nestas memórias. Este ambiente escolar traz ao autor doces recordações da infância. Traz recordações da algazarra no recreio, do companheirismo dos colegas, do silêncio e punição com palmatória durante as aulas.
segunda-feira, 7 de março de 2022
PARA QUE SERVE OS LIVROS?
Crédito: Lev Schevchenko. |
Imagem impressionante de um apartamento em Kiev.
Frente a intensificação dos bombardeios russos na capital da Ucrânia, o número de civis mortos e feridos vai aumentar.
Como se defender da barbárie? Este morador fez uma trincheira com livros. Estes amigos protegem o cérebro da ignorância e no caso de guerra que não é guerra (uma "operação militar especial de terceiro grau e contato com alienígenas"), protegem o corpo da... ignorância.
Afinal...
"Livros
servem para nutrir a sapiência
Para proporcionar
lazer e prazer
Para conhecer
o mundo externo e interno.
Livros
também servem como trincheira
Proteção
contra canhões e mísseis
Defesa
contra a ignorância crônica.
Livros
são concretizações da memória
Registros
da boçalidade e da covardia
Interpretações
do sadismo das guerras.
Livros
são redutos da civilização
Defesa
contra opressores e psicopatas
Caminho
iluminado nas trevas da existência".
domingo, 6 de março de 2022
DR. PIO
Diário do Rio Grande, 7 de dezembro de 1905. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Num primeiro olhar este anúncio se refere ao Dr. Pio Ângelo da Silva falecido em 1897. Correto?
Não, estamos no ano de 1905 e não em 1897!
A confusão aumenta, pois, o Dr. Pio ficou conhecido como o médico dos pobres por fazer atendimentos gratuitos em alguns dias da semana. Observamos que este médico também faz atendimento "grátis aos pobres".
Este médico também se chama Pio Ângelo da Silva, porém, é o neto do seu avô Dr. Pio que foi homenageado com o nome do Largo em que está localizada a Catedral de São Pedro: o Largo Dr Pio.
Este Dr. Pio se formou em Medicina na Universidade da Pensilvânia, morou na Rua Conselheiro Pinto Lima n. 51 e foi muito atuante no Hospital da Santa Casa. Ele era o pai da escritora Carmen da Silva.
Por volta de 1900, esta fotografia permite conhecer o jovem Dr. Pio.
Pio Ângelo da Silva (neto) numa viagem aos EUA em navio da Marinha do Brasil. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
sábado, 5 de março de 2022
LACTA
Guia Geral do Rio Grande do Sul para o ano de 1921. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Propaganda da Lacta no Guia Geral do Rio Grande do Sul para o ano de 1921.
Esta empresa foi criada em São Paulo em janeiro de 1912 com o nome de Société Anonyme des Chocolats Suisses. Os sete fundadores tinham sobrenome estrangeiro e o líder do grupo era o consul da Suiça Achilles Izella. O fato do Brasil ser um grande produtor de cacau atraiu um interesse deste grupo para desenvolver chocolates de qualidade que concorresse com os importados.
No tempo do anúncio a empresa estava sob controle da Zanotta, Lorenzi & Cia. e buscava uma divulgação nacional de seus produtos. Entre altos e baixos, crises e superações, a empresa preservou a memória do nome como um sinônimo de chocolate. Especialmente, quando se associa o nome de alguns produtos históricos: Diamante Negro, Sonho de Valsa, Bis e Laka.
sexta-feira, 4 de março de 2022
EXCURSÃO EM 1900
O jornal Echo do Sul do dia 13 de março de 1900 relatou uma atividade ciclística envolvendo Rio Grande e Pelotas. Foi uma excursão de trem que saiu da Estação Marítima às 6 horas da manhã e retornou às 21 horas.
O clima de divertimento, até por envolver o Club Saca-Rolhas, está explícito na matéria.
quinta-feira, 3 de março de 2022
CLUB DOS CICLISTAS
Velódromo na Praça Sete de Setembro. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
quarta-feira, 2 de março de 2022
CICLISMO NO CASSINO EM 1899
Trem no Cassino por volta de 1908. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Medalha do Club dos Ciclistas. Acervo: https://www.tpleiloes.com.br/pesquisa.asp?p=on&pesquisa=medalha+club+ciclistas+rio+grande+&Ativo=9 |
Acervo: https://www.tpleiloes.com.br/pesquisa.asp?p=on&pesquisa=medalha+club+ciclistas+rio+grande+&Ativo=9 |
terça-feira, 1 de março de 2022
REGATA
https://www.flickr.com |
A primeira cidade do Rio Grande do Sul a registrar uma regata foi Rio Grande em 1860.
Com o surgimento do Clube Regatas em 1897 a prática se consolidou e virou uma tradição local.
Neste card da Liebig do ano de 1903 (editado na Itália) está contemplado este esporte muito valorizado nos primórdios do século XX.