Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 3 de março de 2022

CLUB DOS CICLISTAS

 

Velódromo na Praça Sete de Setembro. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Pouco tempo depois da criação do Club de Regatas em 22 de agosto de 1897, outra agremiação esportiva foi fundada em Rio Grande: o Club dos Ciclistas em 28 de novembro de 1898. Na falta de documentação é uma data hipotética de fundação a partir da leitura de jornais daquele período. 

O Correio do Povo do dia 11 de janeiro de 1900 faz uma referência ao velódromo (pista para a realização de disputadas de ciclismo) construído na Praça Sete de Setembro. 

A fotografia acima é a única que conheço e mostra um detalhe do velódromo edificado nesta praça. A estrutura em madeira mostrada na fotografia era o local onde os juízes e convidados que assistiam as corridas de bicicleta. O público ficava ao largo da praça. 

Ainda, conforme o Correio do Povo "já se acha pronta e vai ser colocada por estes dias, a grade de ferro que deve fechar o velódromo construído na praça Sete de Setembro, do Rio Grande". Seria realizada uma festa comemorativa com um páreo denominado Rio Grande-Pelotas-Porto Alegre com medalhas de honra para os corredores. O Club dos Ciclistas convidou o Club Regatas para ser o paraninfo.
 
O uniforme dos corredores do Club foi confeccionado na França em 1900 e constava de meias, camiseta e boné nas cores preto e encarnado.
 
No dia 21 de outubro de 1900 no velódromo ocorreu uma festa esportiva dedicada ao diretor do Club o sr. Thomas de Aquino Ribeiro. Numeroso público assistiu as corridas e a banda Floresta Rio-Grandense tocou ao longo da atividade. Em períodos sem música mecânica, para animar os eventos, a música era ao vivo (como o piano no cinema...) e as bandas se tornavam obrigatórias para garantir o sucesso do evento (ou o fracasso se fossem muito desafinadas...). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário