Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 4 de março de 2022

EXCURSÃO EM 1900

 


O jornal Echo do Sul do dia 13 de março de 1900 relatou uma atividade ciclística envolvendo Rio Grande e Pelotas. Foi uma excursão de trem que saiu da Estação Marítima às 6 horas da manhã e retornou às 21 horas. 

O clima de divertimento, até por envolver o Club Saca-Rolhas, está explícito na matéria. 


“Ás 6 horas da manhã, embarcaram no trem de excursão, que partiu da estação Maritima, muitos cyclistas, acompanhados do original e mimoso guião do club e que era empunhado pelo valente campeão, o qual tambem levava, a tiracollo a rica facha da distincta sociedade.

Com os cyclistas seguiu a excellente banda do symphatisado club Saca-Rolhas.

Entre os excursionistas notava-se grande numero de saca-rolheiros, inclusiva parte da directoria da popular associação.

Ás 7 1/2 horas da manhã chegava o trem á cidade visinha, subindo ao ar, nessa occasião, grande girandola de foguetes.

Esperavam os seus hospedes, cyclistas e saca-rolheiros, os clubs Cyclista e Caixeiral, este acompanhado da sua banda musical.

Formado prestito, verdadeiramente magestoso, seguiram em primeiro logar os cyclistas e em seguida os clubs Caixeiral e Saca-Rolhas. Os primeiros fizeram uma grande passeiata pelas principaes ruas da cidade e os segundos seguiram em direcção á praça da Republica, onde chegaram, quasi ao mesmo tempo.

No jardim Baron, foi servida abundante mesa de sandwich e schopps gelados, notando sempre o maior enthusiasmo entre todos. Em seguida dissolveu-se a animada reunião.

Ás 10 1/2 horas da manhã, na praça da manhã, na praça da Republica, reuniram- se novamente cyclistas e saca-rolheiros, fazendo entrada no Hotel Alliança, em cujo amplo caramanchão vistosamente ornamentado lhes foi offerecido pelo Club Cyclista, de Pelotas, um opiparo almoço.

Findo o almoço, retiraram-se pelotenses e excursionistas em visita ao Club Caixeiral, que os recebeu fidalgamente obsequiando-os com uma abundante mesa de liquidos e doces.

Ás duas horas seguiram os cyclistas caminho do Parque Pelotense, para onde tambem se dirigiram em bondes as bandas musicaes dos clubs Caixeiral e Saca-Rolhas.

Depois de fazerem os cyclistas uma passeiata pela pista, tiveram logar as corridas, achando-se o pavilhão do prado repleto do escol da sociedade pelotense.

No 1º pareo - Club Caixeiral – 1000 metros coube o triumpho a Luctador, obtendo Tranvaal o segundo loogar. Premios: ao 1º uma corneta para bicycleta e ao 2º menção honrosa.

No 2º pareo – Club Saca-Rolhas – 1500 metros, foi vencedor o corredor rio- granense Rapido (M. Guimarães) cabendo o segundo logar a Aymoré (cyclista pelotense). Premios: ao medalha de prata e ao 2º menção honrosa.

No 3º pareo – Rio-Grandense – 2000 metros foi vencedor Aventureiro (campeão pelotense Hermann Huelsen) chegando em segundo lugar Rapido. Premios: ao 1º medalha de prata e ouro e ao 2º menção honrosa.

No 4º pareo – Esperança – 500 metros obteve a victoria Dartagnan, conseguindo colllocar-se em 2º Vagaroso. Premios: ao 1º uma lanterna para bicycleta e ao 2º menção honrosa.

No pareo – Bello Sexo – disputado pelas galantes cyclistas Alice Moreau e Elsa Wiering, chegou em primeiro lugar a interessante joven Alice Moreau. Premios: diversos objectos de phantasia.

No 6º pareo – Club dos Cyclistas conquistou o primeiro logar Aventureiro, 2º Jallu, desta cidade. Premios: ao 1º medalha de ouro e ao 2º menção honrosa.

No 7º pareo, saiu triumphante Boreas, tirando Boer o 2º logar. Premios: ao 1º uma campainha de bicycleta e ao 2º menção honrosa.

Pouco depois, regressaram os cyclistas em direcção á estação, onde foram trocados, no momento da partida do trem, as mais cordeais despedidas.

A banda saca-rolheira foi acompanhada das suas congeneres da Liga Operaria, da União Democrata e do 29º de Infantaria.

Ás 9 horas da noite chegava o trem á estação Maritima.

Aguardavam os excursionistas innumeros saca-rolheiros, que, á luz de fogos de bengala, os conduziram ao palacete do Saca-Rolhas.” Reproduzido de "Ciclismo no Rio Grande do Sul 1869-1905, Henrique Licht".

Nenhum comentário:

Postar um comentário