Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

INXS



        Grupo australiano formado em 1977 passou a se chamar INSX em 1980. O estilo new wave vai sendo substituído pelo rock e o pop rock.

     O disco Kick em 1987, assinalou o auge do grupo e vários de seus sucessos. Entre eles Never Tear Us Apart. O clipe gravado em Praga na República Tcheca é uma preciosidade que remete aos melhores momentos desta banda.

         O vocalista Michael Hutchence se suicidou em 1997. A banda persistiu até 2012 mas o carisma de Hutchence não se repetiu.  




PET SHOP BOYS

. Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe. 

. Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe. 
        Criada em 1982, o Pet Shop Boys é uma dupla de música pop britânica. Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe marcaram a difusão do pop eletrônico entre os anos 1980-90. Continuam na ativa e já vendaram mais de 100 milhões de cópias de seus álbuns. O ritmo dançante era muitas vezes acompanhado de letras inteligentes e reflexivas
        Um de seus sucessos foi a gravação em 1987 da música de Elvis Presley Always On My Mind.  




Disco com a música Always of My Mind. 

TEARS FOR FEARS

Curt Smith e Roland Orzabal. 


Roland Orzabal e Curt Smith. 


         A banda britânica Tears for Fears foi formada em 1981 por Roland Orzabal (voz e guitarra) e Curt Smith (voz e baixo). O estilo passou pelo new age, pop rock, blues e synthpop. Vocal e instrumental se harmonizam e várias músicas poderiam ser referidas. Minha escolha é a música Sowing The Seeds Of Love (1989) que tem um clipe oficial com iconografias representativas da banda. Esta música lembra uma balada dos Beatles. 


Disco Sowing The Seeds Of Love de 1989.


quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS – AGUENTE FIRME



           O MSF leva ajuda médico-humanitária a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição e exclusão do acesso à saúde. Também promove campanhas de vacinação entre outras atividades em áreas de confrontos/riscos.
         O projeto pode ser conhecido no site: https://www.msf.org.br

         A música Everybody Hurts foi originalmente gravada pelo REM em 1992. Uma versão do grupo The Corrs se transformou num vídeo da organização Médicos sem Fronteiras. As imagens mostram o trabalho diário em condições limites para salvar a vida de populações vulneráveis. Guerra, fome e epidemia é o cenário cotidiano enfrentado pelos integrantes da organização.
     A letra da música e as imagens conseguiram explicitar cruamente a dimensão da ajuda humanitária prestada e alcançar muitas pessoas. Há uns dois ou três anos, ao assistir o vídeo, me tornei um doador assim como deve ter acontecido com muitas pessoas.
       A música tem esta capacidade de transmitir, ainda mais associada com imagens, a dramaticidade que poderá sensibilizar os sentidos e atenuar a indiferença.

   O vídeo do MSF, "AGUENTE FIRME", está disponível em: https://youtu.be/8d-bbBlg7Ao
   Outro vídeo, com a tradução da letra, está disponível em:  https://youtu.be/0wU13_L2qpA


Todo Mundo Se Machuca (Everybody Hurts)


Quando seu dia é longo
E a noite, a noite é somente sua
Quando você tem certeza de que já teve o bastante desta vida
Aguente firme

Não desista de si mesmo
Pois todo mundo chora
E todo mundo se machuca, às vezes
Às vezes tudo está errado
Agora é hora de cantar junto
Quando seu dia é uma noite solitária (aguente firme, aguente firme)
Se você tiver vontade de desistir (aguente firme)
Se você achar que teve demais desta vida
Para prosseguir

Pois todo mundo se machuca
Consiga conforto em seus amigos
Todo mundo se machuca
Não se entregue, oh, não
Não se entregue
Quando você sentir como se estivesse sozinho
Não, não, não, você não está sozinho

Se você está sozinho nessa vida
Os dias e noites são longos
Quando você sentir que teve demais dessa vida
Para prosseguir

Bem, todo mundo se machuca
Às vezes, todo mundo chora
E todo mundo se machuca, às vezes
Mas todo mundo se machuca, às vezes
Aguente firme

Aguente firme (Hold on)
Aguente firme
Aguente firme
Aguente firme
Todo mundo se machuca
Você não está sozinho

DEPECHE MODE - APRECIE O SILÊNCIO



          Depeche Mode é uma banda inglesa de música eletrônica (electro rock), new wave e synth-pop formada em 1980 em Essex, Inglaterra. O vocalista David Gahan possui uma voz poderosa e consegue interagir performaticamente com o público nos shows. Na música “Enjoy The Silence” está um exemplo da qualidade do Depeche Mode.

APRECIE O SILÊNCIO (ENJOY THE SILENCE)

Palavras, como violência
Rompem o silêncio
Chegam destruindo
Para dentro de meu pequeno mundo
Dolorosas para mim
Passam através de mim
Você não consegue entender?
Oh, minha garotinha

Tudo o que eu sempre quis
Tudo o que eu sempre precisei
Está aqui nos meus braços
Palavras são muito
Desnecessárias
Elas só podem machucar

Promessas são ditas
Para serem quebradas
Sentimentos são intensos
Palavras são triviais
Os prazeres ficam
Assim como a dor
Palavras não têm significado
E são esquecíveis

Tudo o que eu sempre quis
Tudo o que eu sempre precisei
Está aqui nos meus braços
Palavras são muito
Desnecessárias
Elas só podem machucar

Aprecie o silêncio




AC/DC




           Constituída em Sydney Austrália, no ano de 1973, o AC/DC é uma das mais marcantes bandas de hard rock. Seus criadores foram os irmãos escoceses Malcolm e Angus Young e até o presente já seus discos já venderam mais de 200 milhões de cópias.
         
          Numa avaliação pessoal, o que mais se destaca na banda é a guitarra e a apresentação cênica de Angus Young. O show já valeria apenas para ouvir os seus acordes agressivos e brilhantes. Ele conversa com o público com a linguagem da guitarra e é correspondido por milhares de pessoas. A música tem este potencial de dialogar com as pessoas, seja através da voz, da melodia, de instrumentos que se sobrepõem ou harmonizam. O brilhantismo e o talento está nesta capacidade de comunicação e de reação provocada nas pessoas. Escutar Angus e não movimentar a perna é no mínimo difícil. O guitarrista inclusive reconheceu em entrevistas que eram uma banda de guitarra intensa. Sua principal influência foi Chuck Berry que pode ser percebida inclusive na coreografia das pernas. Ou seja, o rock and roll da gema é a inspiração. 
           A música “Jailbreak”, em apresentação de 1977, é apenas um exemplo entre tantos outros do som do AC/DC. O tom de voz do vocalista Bon Scott e a roupa de colegial de Angus são preciosidades da arte do rock.





terça-feira, 18 de dezembro de 2018

SIMON, GARFUNKEL E A PONTE


          Paul Simon e Art Garfunkel são uma referência musical quando se pensa em Nova York. Ambos são filhos da classe média judaica do Brooklyn e lugares do cotidiano e da identidade dos moradores da cidade fazem parte das letras. A dupla obteve destaque em 1965 com a gravação de The Sound of Silence”, mas o LP de janeiro de 1970 "Bridge over Troubled Water" foi o auge da carreira. A canção-título do álbum é uma composição poética de Simon e que foi cantada por Garfunkel num estilo de balada lenta e numa progressão harmônica de blues gospel. A música se tornou um clássico que recebeu inúmeras interpretações, inclusive, de Elvis Presley e de Aretha Franklin.



Ponte Sobre Águas Turbulentas

Quando você está exausta, sentindo-se pequena
Quando as lágrimas estiverem em seus olhos
Eu enxugarei todas elas
Estou ao seu lado
Quando os tempos se tornarem tempestuosos
E os amigos simplesmente não podem ser encontrados

Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu me estenderei

Quando você está pra baixo e desligada
Quando você está nas ruas
Quando a noite cair, de forma tão dura
Eu te confortarei
Eu assumirei sua parte
Quando a escuridão vier
E a dor está toda ao redor

Sim, como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu aliviarei sua mente
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu aliviarei sua mente.


Ouça a versão original: https://youtu.be/H_a46WJ1viA 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

GEORGE HARRISON


         O período pós-Beatle continuou profícuo para George Harrison. Em agosto de 1971 ele organizou e participou do “Concerto para Bangladesh”. Este foi o primeiro grande evento beneficente que buscava arrecadar recursos para a UNICEF combater a fome em Bangladesh. Dois shows foram realizados no Madison Square Garden em Nova York com um público de mais de quarenta mil pessoas e com amigos convidados por George. O perfil social e a atração pela espiritualidade oriental (hinduísmo) foram marcas diferenciadas em relação aos outros Beatles.   
         Uma das músicas cantadas por George Harrison foi While My Guitar Gently Weeps. Um trecho afirma: “Eu olho vocês todos/Vejo o amor que aí dorme/Enquanto minha guitarra suavemente chora/Eu olho para o chão/E vejo que precisa ser limpo/Ainda minha guitarra suavemente chora/ Como eu estou sentado/fazendo nada além de envelhecer/Ainda minha guitarra suavemente chora”.












ELVIS NÃO MORREU

          Um dos pioneiros do rock and roll e do rockabilly foi Elvis Presley. O cantor vendeu mais de um bilhão de discos. Sua morte em 1977 surpreendeu e abalou os fãs. Um dos maiores cantores populares do século XX possuía um timbre de voz que permitia cantar em vários ritmos e uma extraordinária capacidade interpretativa. Os movimentos corporais durante as apresentações foram considerados dos mais eróticos do rock and roll.  
            Um pequeno fragmento do talento de Elvis Presley pode ser curtido na música Always on my mind. https://youtu.be/bE4P6TKgQD0


Casamento de Priscila e Elvis.




domingo, 16 de dezembro de 2018

LED ZEPPELIN E O STARSHIP


        No final de 1968, em Londres, surgia a banda Led Zeppelin que deu início ao heavy metal. O ritmo rápido e os riffs de guitarra marcaram o seu primeiro álbum. Robert Plant no vocal e Jimmy Page na guitarra tornaram-se uma lenda do rock. O sucesso foi tanto que a banda comprou, na década de 1970, um Boeing 720 e o apelidaram de Starship. O álbum número quatro é considerado um dos melhores da história da música e a dissolução do grupo ocorre em 1980, após a morte trágica do baterista John Bonham.
         A música Stairway to Heaven permanece como um clássico atemporal de qualidade de instrumental, vocal e expressão cênica. 
          Imperdível de escutar:  https://youtu.be/xbhCPt6PZIU


Disco 1 lançado em janeiro de 1969. 

Disco 4 lançado em novembro de 1971. Inclui Stairway to Heaven.  




O grupo junto ao Starship

Robert Plant, Jimmy Page e Jack Daniels no interior do Starship. 

O Led Zeppelin junto ao avião com Robert Plant à direita. 


BOB DYLAN E LIKE A ROLLING STONE


         Bob Dylan é um vigoroso poeta do rock e uma referência no ritmo folk rock.  Em 1965 ele gravou uma das canções mais elogiadas das últimas décadas: “Like a Rolling Stone”. Em termos de música popular, ela é tida como uma das mais influentes no pós-Segunda Guerra Mundial.
           Interpretações da letra sugerem o desencanto e a perda da inocência, o mundo da segurança se perdendo e a voz cínica de Dylan perguntando: “como se sente?”


“Quando você não tem nada, não tem nada a perder
Você está invisível agora, não tem mais segredos a ocultar
Como se sente?
Como se sente?
Por estar por sua conta?
Sem direção alguma para casa
Como uma completa estranha?
Como uma pedra a rolar?”

Para assistir o vídeo de um show de 1966: 







NEIL YOUNG & CRAZY HORSE


       A banda Crazy Horse (cavalo louco em homenagem ao chefe Sioux) se caracterizou por uma sonoridade pesada e rústica e foi parceira, desde 1969, do vocalista e músico canadense Neil Young. Um dos clássicos gravados pelo grupo foi a música  “My My, Hey Hey (Out Of The Blue)” cuja letra é tida como um hino ao rock. Um trecho afirma: “É melhor queimar porque a ferrugem nunca dorme; O rei se foi, mas ele não será esquecido; Hey hey, my my; Rock 'n roll nunca morrerá; Há mais no quadro; Do que os olhos podem ver”.
         O clipe selecionado mostra Neil Young num dia de fúria em que fustiga a guitarra até o final da apresentação. https://youtu.be/0O1v_7T6p8U




Neil em 1979. In: https://samuelsounds.wordpress.com

O DUETO



          A cantora escocesa Amy Belle, em 2004, fez um dueto com Rod Steward na música “I Don't Want To Talk About It (from One Night Only!”. A canção foi originalmente lançada pela banda Crazy Horse em 1971 mas teve sua difusão na voz de Rod Steward. O dueto com Amy Belle é até hoje elogiado.  https://youtu.be/w46bWxS9IjY?list=RDw46bWxS9IjY





sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

GUNS ROSES - PATIENCE


Capa do single Patience.

               A música mais ouvida nos rádios do planeta em 1989 foi “Patience”. O “Guns Roses” gravaram o clipe no dia dos namorados de 1989 e o número de visualizações, apenas no youtube, já superam 369 milhões.
        Trinta anos passados e a sonoridade e o vocal do “Guns Roses” persistem como um referencial de qualidade do hard rock e do heavy metal.

               Endereço no youtube:  https://youtu.be/ErvgV4P6Fzc

CLIMIE FISHER


Dois músicos ingleses se conheceram no ano de 1986 nos estúdios Abbey Road em Londres. Seus nomes: Simon Climie e Rob Fisher, que formaram a banda “Climie Fisher” no ano seguinte.  Uma das músicas mais tocadas de 1987 foi “Love Changes (Everything)” cantada por Climie e com um clipe em preto e branco antológico. As imagens do vagão de trem com o cenário passando ao fundo, um menino na bateria, a dança do cowboy e Climie cantando com uma toalha enrolada em ambas as mãos estão em sintonia com a harmonia dançante de “Love Changes”. Clima musical de alto astral  que vale a pena conhecer ou rever no youtube:  https://youtu.be/b8dy8tfUCEg 

Rob Fisher & Simon Climie, aka Climie Fisher Date: May 1988 Place: Montreux, Switzerland Photographer: Andwhatsnext Original 35mm photograph scanned.





O SUPERPORTO E O DISTRITO INDUSTRIAL


     O Superporto é a área portuária onde estão localizados os terminais especializados nas cargas que operam contêineres, granéis agrícolas, petrolíferas (desde a década de 1950), petroquímicas e fertilizantes. No último decênio passou a ter destaque nacional pela indústria naval aí sediada. No século 18 várias fortificações espanholas estavam distribuídas nesta área que historicamente teve uma ocupação rarefeita. Atualmente, compõe uma área de cerca de 9 km de extensão e mais de 1,5 km de cais (sem incluir a indústria naval).
         Sua edificação recua a década de 1970 no contexto do projeto Corredor de Exportações do Governo Federal. O Corredor de Exportações é um sistema integrado de transporte e armazenamento para escoamento de produtos. A tentativa era de estimular ao máximo as exportações de produtos agrícolas (especialmente soja) e Rio Grande se tornou o núcleo principal desta iniciativa. A implantação de um Distrito Industrial neste amplo espaço portuário buscava garantir o escoamento da safra de soja do Rio Grande do Sul e o estabelecimento de empresas de fertilizantes e de óleo de soja. Estas empresas ao se instalarem no Superporto buscavam os custos de frete e também baratear os insumos que em sua maioria eram importados.
         Mais de 4 bilhões de dólares foram aplicados neste grande projeto Corredor de Exportações. Os investimentos das empresas de fertilizantes e de óleo de soja foram de 365 milhões de dólares, destinados à infraestrutura das empresas. Os investimentos em terminais portuários estatais e privados foram de 500 milhões de dólares, e nos terminais retroportuários (destinados a armazenar e transportar grãos, containers, óleos vegetais, produtos químicos e petroquímicos, assim como carga geral) foi investido 129 milhões de dólares. Conforme Marcelo Domingues, aplicaram-se recursos, majoritariamente públicos, para a infraestrutura necessária num montante de 3.041,80 milhões de dólares em rodovias, energia elétrica, estruturas ferroviárias – ainda estatais –, telecomunicações, abastecimento de água e desapropriações. Soma-se ainda as instalações e equipamentos utilizados diretamente no porto.
      O complexo portuário-industrial criou dez mil postos de trabalho na construção civil e atraiu grandes contingentes populacionais para a cidade. A gigantesca infraestrutura criada não foi plenamente utilizada pelas indústrias instaladas. O crescimento do número de empregos se manteve até por volta de 1985 quando declina. Se consolidava na cidade a substituição de indústrias de bens não-duráveis por indústrias de bens intermediários. Diferente de projetos industriais como o das indústrias têxtil e alimentícia, o Distrito Industrial se inspirou no pensamento modernista de separar os espaços de trabalho, moradia e lazer, mantendo-se afastado geograficamente do centro urbano. O que não impediu um adensamento populacional em localidades como Santa Teresa e na Mangueira. 

https://portosmercados.com 

https://portoimagem.files.wordpress.com


sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

A DEVASTADORA E ANTIGA PESTE BUBÔNICA



     A Matéria de Edison Veiga (de Milão para a BBC News Brasil) a “A epidemia de peste que quase dizimou a humanidade 5 mil anos atrás” aborda uma doença que causou milhões de vítimas na Idade Média. Ainda nos primórdios do século XX, cidades do litoral brasileiro estavam em sobressalto com o avanço dos casos de peste que inclusive chegaram ao Porto do Rio Grande. As novas descobertas trazem um cenário novo que é a longa duração temporal em que a peste bubônica acompanha os seres humanos e propõe hipóteses plausíveis para sua difusão.
A matéria foi publicada no dia 06 de dezembro de 2018 no site https://www.bbc.com/portuguese e está sendo parcialmente reproduzida a seguir:

“A peste bubônica - também conhecida como peste negra - é famosa por ter causado epidemias devastadoras que acometeram a humanidade. Em 1347, por exemplo, estima-se que a doença tenha matado cerca de um terço da população europeia.
Acreditava-se que essa teria sido a primeira das grandes epidemias de peste. Mas uma descoberta de cientistas franceses, suecos e dinamarqueses traz indícios de que uma cepa ancestral da mesma bactéria - a Yersinia pestis - já causava mortes em humanos no Neolítico.
"Nossa pesquisa revelou o que acreditamos que foi a primeira grande pandemia da história humana", afirmou à BBC News Brasil o biólogo Nicolás Rascovan, principal autor do estudo, publicado nesta quinta na revista científica Cell. "Essa pandemia pode ter desempenhado um papel em importantes eventos históricos da época."
Rascovan enumera três evidências principais do estudo. Entre 5,7 mil e 5,1 mil anos atrás - para a história do mundo, um espaço curto de tempo -, muitas linhagens independentes de Yersinia pestis divergiram e se espalharam por toda a Eurásia.
No mesmo intervalo de tempo, meios conduzidos por humanos e capazes de espalhar uma doença sobre grandes regiões geográficas - como meios de transporte sobre rodas e tração animal - também se expandiram por toda essa grande região.
A mesma época coincide com o surgimento dos primeiros assentamentos humanos considerados de grande porte - ou seja, aglomerações com até 20 mil pessoas que viviam em contato próximo com animais e provavelmente sob condições sanitárias precárias.
"Assim, pela primeira vez na história da humanidade, houve simultaneamente condições perfeitas para o surgimento de doenças, nesses grandes assentamentos, ao mesmo tempo que havia tecnologia suficiente para disseminá-las rapidamente por grandes distâncias", prossegue o biólogo.
Para corroborar essas evidências, pesquisas arqueológicas apontam que, no mesmo período, populações neolíticas europeias estavam em declínio. "Ao mesmo tempo em que a peste emergiu e se espalhou. Logo, supomos que ela tenha desempenhado papel importante nesse processo", diz Rascovan.
Mas os pesquisadores analisaram também bancos de dados com informações genéticas obtidas de fósseis humanos do período. E chegaram a uma mulher, que teria vivido há mais de 5 mil anos onde hoje é a Suécia e morreu com 20 anos em decorrência de uma cepa ancestral da peste. Tudo indica, portanto, que esta seja a origem genética da Yersinia pestis.
"O tipo de análise que fizemos nos permite voltar no tempo e observar como evoluiu esse patógeno que teve efeito tão grande na humanidade", comenta outro autor da pesquisa, o cientista Simon Rasmussen.
"Essa cepa nos permitiu aprender coisas interessantes sobre o início da história da peste", afirma Rascovan. "Como foi encontrada num lugar e tempo que não se encaixava em nenhum modelo anterior do surgimento e propagação da praga, isso nos fez repensar tudo e construir um novo modelo evolutivo. Ao descobrir que esta linhagem era a mais antiga, a mais ancestral conhecida até o momento, podemos deduzir que a peste provavelmente surgiu nos primeiros grandes assentamentos humanos europeus, de onde provavelmente se espalhou rapidamente por toda a Eurásia."
Os cientistas acreditam que, a partir de agora, arqueólogos que estudam remanescentes humanos do período Neolítico poderão ter as atenções também voltadas para indícios da bactéria da peste. Além, é claro, de considerar o impacto destrutivo das doenças em análises das sociedades de então.
O que certamente permanecerá sendo mistério foi como a humanidade primitiva conseguiu vencer a primeira grande pandemia, não sendo extinta completamente. "A peste é causada por uma das bactérias mais letais que já existiram para os humanos", completa Rasmussen.
O pesquisador acredita que a bactéria tenha evoluído de algo praticamente inofensivo - e este ponto é importante para entender como os patógenos se tornam mortais. "Muitas vezes, pensamos que esses superpatógenos sempre estiveram por perto", afirma Rasmussen.
"Pois a peste evoluiu de um organismo que era relativamente inofensivo. Mais recentemente, aconteceu o mesmo com varíola, malária, ebola e zika. Trata-se de um processo muito dinâmico, que continua acontecendo. Isso é muito interessante para ser estudado."
Rasmussen acredita que o achado completa o que já se sabia sobre o declínio das populações europeias no período. "Os dados se encaixam. Se a peste evoluiu nos grandes assentamentos, então, quando as pessoas começaram a morrer, os assentamentos acabaram abandonados e destruídos. Isso é exatamente o que se observa por volta de 5,5 mil anos atrás", explica ele. "Então, as pessoas começaram a migrar ao longo de todas as rotas de comércio possibilitadas pelo transporte da época, expandindo-se rapidamente em toda a Europa nesse período."
O que explica o fato de a praga ter chegado ao pequeno assentamento humano na região da Suécia, onde resquícios da bactéria foram observados na tal mulher morta aos 20 anos”.

KARL-GÖRAN SJÖGREN / UNIVERSIDADE DE GOTEMBURGO. Reproduzido pela BBC.