Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 30 de setembro de 2025

E O VENTO LEVOU O TEATRO DE QUARAÍ (1900)

 

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1903. https://memoria.bn.gov.br

O jornal Diario do Rio Grande (Rio Grande) noticiou no dia 25 de novembro de 1900, que ocorrera, alguns dias antes, um "terrível furacão" na cidade de Quaraí. 

Conforme a descrição, "o vento era de sudoeste e trazia tamanha impetuosidade que derribou casas, muros e árvores". O vento durou duas horas resultando em amplos danos ao "theatro". A parede da frente veio abaixo e o telhado de zinco foi parar até 50 metros de distância. Um caibro do teto do teatro foi encontrado a uma distância de 70 metros estando enterrado a 1 metro de profundidade. Basicamente, foi perda total da edificação. 

Que fenômeno ocorreu em Quaraí?

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

BENTO GONÇALVES EM RIO GRANDE (1900)

 

https://memoria.bn.gov.br

O Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1903 registra que no dia 21 de agosto de 1900 chegaram a Rio Grande os restos mortais do general Bento Gonçalves da Silva. 

Iniciava uma nova Epopeia Farroupilha para construção do monumento-túmulo que foi inaugurado no dia 20 de setembro de 1909. Ou seja, foram nove anos de peleias para ocorrer a edificação patrimonial. 

Cronologicamente, Bento Gonçalves já está em Rio Grande a 125 anos. 

BENTO GONÇALVES DA SILVA EM RIO GRANDE (1900)

 

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1903. https://memoria.bn.gov.br

No dia 20 de setembro de 1900 a cidade do Rio Grande estava agitada com uma marcha realizada pelas ruas principais conduzindo os restos mortais do General Bento Gonçalves da Silva. Seu filho, Capitão Joaquim Gonçalves entregou a urna com os despojos para a Comissão responsável pela construção do monumento-túmulo. 

A matéria publicada no jornal Rio-Grandense é um documento escrito no calor da hora. 

BENTO GONÇALVES DA SILVA EM RIO GRANDE (1900)

 

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1903. https://memoria.bn.gov.br

No dia 22 de setembro de 1900, na Intendência Municipal do Rio Grande, ocorreu uma reunião para a oficialização do recebimento da urna com os restos mortais de Bento Gonçalves da Silva. A Intendência foi o local de visitação dos despojos até a inauguração do monumento-túmulo em 20 de setembro de 1909. 

Na matéria acima, foi reproduzida a Ata desta reunião com informações relevantes para a compreensão dos trâmites. O famoso fotógrafo John King teria feito uma fotografia da reunião. Possivelmente, ele seja o autor da fotografia a bordo do iate Doca em está Joaquim Gonçalves da Silva segurando o crânio de seu pai, Bento Gonçalves da Silva. 

Entre os nomes da Comissão está Alfredo Ferreira Rodrigues que é o editor do Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul. Rodrigues é um nome essencial no resgate da memória da Revolução Farroupilha. 

METEORITO EM 1899

 

Representação artística de um meteorito com o rastro luminoso (meteoro). 


22 de julho de 1899: "Em Piratynisinho, às 10 horas da noite, foi observada por muitas pessoas a queda de aerolitho, que, em longa trajetória, fazia o ruído da trovoada, acabando por um grande estampido com clarão. Num rancho, em que se achavam quatro pessoas, foi tal o choque que todas caíram". 

Pela descrição ocorreu a queda de um meteorito ou meteoroide (aerólito) numa localidade chamada Piratynisinho. Será próxima da cidade de Piratini? Pela descrição do "grande estampido", fragmentos do meteorito rochoso devem ter ficado enterrados naquelas imediações. 

Possivelmente, no presente, o Observatório Heller & Jung (Taquara-RS) teria registrado o fenômeno e teríamos uma localização mais aproximada.  

domingo, 28 de setembro de 2025

FOTOGRAFIA ÁREA DA CIDADE DO RIO GRANDE

https://servicodados.ibge.gov.br/api/v1/resize/image?caminho=biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/fotografias/GEBIS%20-%20RJ/rs47054.jpg&maxwidth=800&maxheight=600

Fotografia do Porto Velho com o Mercado Público e as Bancas de venda de peixe (lado esquerdo) e o Rincão da Cebola até a Rua Comendador Pinto da Rocha (lado direito). 

A área em verde no lado direito superior é a Praça Tamandaré e, na sequência superior, -a primeira massa de água-, é o Saco da Mangueira. 

Registro fotográfico aéreo realizado por Foto Postal Colombo no final da década de 1950. 

sábado, 27 de setembro de 2025

A MULHER E O PEQUINÊS (1934)

 

https://www.avenidalivros.com.br/peca.asp?Id=10380848

Cartão-postal de uma série de divulgação turística de 1934. Foi emitido pelo Departamento de Turismo da Municipalidade do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Brasil. A ilustração é de Manoel de Móra. 

Este cartão se volta a divulgar nos Estados Unidos o turismo para o Rio de Janeiro. A gravura central é sempre uma mulher e a bandeira de um país estrangeiro e a bandeira brasileira. Neste caso, o cenário foi completado com um cão da raça Pequinês. 

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

PEDRO E PAULO - 70 ANOS

Pedro e Paulo em 1955. https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/historia

Desde criança escutava o termo "Pedro e Paulo" como referência a integrantes da Brigada Militar que faziam o policiamento das ruas. 

Lendo a matéria -que reproduzo a seguir-, obtive informações sobre quando surgiu, a origem dos nomes e as atribuições dos "Pedro e Paulo". Informações do site  https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/historia:


"No dia 04 de fevereiro de 1955, o coronel Ildefonso Pereira de Albuquerque assumiu o Comando-Geral da Brigada Militar.

Em 12 de agosto de 1955, foi criada a Companhia Pedro e Paulo, em caráter experimental, adida ao 1º Batalhão de Caçadores. Essa Companhia desenvolvia suas atividades de policiamento em duplas, aos moldes do que vinha sendo realizado em grandes metrópoles, como Paris, Inglaterra, São Paulo e Rio de Janeiro. Seu nome foi uma homenagem aos padroeiros do Rio Grande do Sul.

Para integrar a Companhia Pedro e Paulo foi realizado um rigoroso processo de seleção entre o contingente da BM, onde eram considerados o biotipo, grau de escolaridade, boa conduta e apresentação pessoal. Depois, os candidatos escolhidos pelos oficiais da Corporação eram submetidos a uma rígida avaliação física, médica e psicotécnica (esta realizada na Faculdade de Medicina de Porto Alegre).

Quatro homens parados, de uniforme e capacete, segurando armas viradas para baixo em foto tirada de ângulo lateral.
Pedro e Paulo durante formatura

Concluído o processo de seleção, os policiais eram submetidos a um programa de treinamento para aperfeiçoamento e melhor desempenho da função policial, com duração de quatro meses, com aulas de instrução geral e moral, instrução policial, trânsito, educação física, ordem unida, armamento e maneabilidade. O treinamento técnico-profissional era voltado para a legislação específica, principalmente trânsito, além da grande preocupação com o atendimento ao público.

Concluído o período de treinamento, os integrantes da Companhia Pedro e Paulo foram lançados oficialmente no serviço de policiamento de Porto Alegre, em 27 de janeiro de 1936. Inicialmente, desenvolviam suas atividades no aeroporto, rodoviária e estação férrea ampliando.

As primeiras duplas empregadas no policiamento ostensivo, antes de serem lançadas no terreno, fizeram o juramento: “Prometo não esquecer que sou um policial em serviço e que a sociedade tem em mim um guardião da ordem!”.

Aos poucos, os Pedro e Paulo foram conquistando a simpatia da população. Durante o desfile cívico-militar, em 20 de setembro de 1956, quando se apresentaram ao público com um fardamento diferente daquele utilizado pela Corporação, foram calorosamente aplaudidos.

No ano de 1958, em decorrência de uma proposta encaminhada pelo Comando-Geral da Brigada Militar, o engenheiro Ildo Menegheti, governador do Estado, fortaleceu o serviço de policiamento do Estado, criando o Batalhão Pedro e Paulo, que manteve o mesmo sistema de policiamento em duplas.

O Batalhão Pedro e Paulo teve suas atividades ampliadas e passou a realizar o policiamento parcial de Porto Alegre, no porto, na Secretaria da Fazenda, em presídios e cadeias civis, serviços judiciários e outros encargos correlatos.

Na década de 1960, os Pedro e Paulo iniciaram suas atividades no interior do Estado".

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

TEMPLO DE LUXOR

https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/4708841380/in/photostream/

Card de 1910 editado pela empresa francesa Chocolat D'Aiguebelle. 

A gravura mostra parte do Templo de Luxor com foco no Colosso de Ramsés e no Ramesseum

O templo funerário (Ramesseum) de Ramsés II (1279-1213 a.C.) buscou a preservação da memória de um dos mais destacados faraós do Egito. Foi construído na margem ocidental do Rio Nilo e dedicado ao deus Amon. 

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

DR. AFFONSO REIS (1898)

 

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1901. https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=%22ilha%20dos%20marinheiros%22&id=2957801915509&pagfis=3734

Matéria do jornal Echo do Sul tratando da morte do médico Manoel Antonio Affonso Reis em 2 de maio de 1898. 

Dr. Affonso Reis nasceu em Rio Grande em 1858 e formou-se em Medicina na Bahia. Era militante republicano e foi um dos três integrantes do governo que assumiram o município do Rio Grande quando da Proclamação da República. Foi presidente da Biblioteca Rio-Grandense e do Asilo de Mendigos. Quando do falecimento, atuava como chefe da Repartição de Saúde do Porto (Rio Grande). 

terça-feira, 23 de setembro de 2025

SONHO DO MARINHEIRO (1900)

https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/4588095477/in/photostream/

Card em francês editado pela empresa de extrato de carne Liebig em 1900. 

Um marinheiro a bordo de um navio e distante de casa, está fazendo a leitura de uma carta que lhe traz recordações e desperta o desejo de retornar com saúde ao lar para reencontrar sua mãe. 

Os perigos da navegação eram inúmeros, as distâncias muito longas e o tempo de afastamento podia se estender por meses ou até anos.   

É o sonho do marinheiro (le réve du matelot). 

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

A PRIMAVERA E O GRANIZO

 

Fotografias: Luiz Henrique Torres. Balneário Cassino, 22-09-2025, 17h06. 




Queda de granizo miúdo às 17h36, 22-09-2025. 

Como professor, procuro observar fenômenos meteorológicos para aprender um pouco mais sobre esta área do conhecimento que está diretamente ligada a nossa vida cotidiana. 

Desta forma, o que observei hoje, dia 22, entrada da primavera astronômica, faz parte de uma observação empírica que pode ser explicada cientificamente. 

O mal tempo marcou os dias 20 e 21 entre o Rio Grande do Sul até São Paulo (entre outros estados). Vendavais, granizo, registro de tornado e elevação do nível de alguns rios foram registrados neste período.  Porém, em Rio Grande não ocorreram eventos intensos. E hoje, segunda-feira, o Sol voltou a brilhar e o céu foi ficando azul numa perspectiva de tempo bom. 

Chegando ao balneário Cassino às 17h00, observei que rapidamente começaram a avançar e intensificar a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical. A rapidez do processo é que me atraiu. O céu estava azul e nuvens foram avançando/formando numa cor cinza e chumbo típicas de temporal. Realizei as fotos acima às 17h06 e às 17h36 começou a queda de granizo miúdo. Do azul para o granizo em pouco mais de 30 minutos? E um segundo e impactante fenômeno meteorológico ocorreu uns 20 minutos depois. Fortes de rajadas de vento que devem ter chegado a 60-70 km traziam um ar muito gelado que demarcava claramente o choque da massa de ar que atuava e a entrada de uma frente fria. As famosas frentes frias que caracterizam, inclusive culturalmente, a formação histórica do Rio Grande do Sul e alguns traços de identidade com os povos platinos. 

Mas como explicar uma mudança tão rápida na nossa percepção do céu? 

Vamos para a pesquisa com quem é competente para explicar. Acessei a MetSul Meteorologia e coincidiu de estarem explicando a ocorrência de granizo, nesta tarde, em vários municípios como é o caso de Arroio Grande. Como se observa na fotografia abaixo: 

Fotografia: Giuliano Westendorff. In: https://metsul.com/granizo-deixa-paisagem-branca-no-interior-gaucho-na-chegada-do-ar-frio, 22-09-2025, 20h23. 

"Por quê o granizo? Uma massa de ar frio começou a ingressar no decorrer desta segunda-feira no Rio Grande do Sul e afastou a frente fria do estado que trouxe chuva volumosa e temporais de granizo e vento no fim de semana e no começo da segunda-feira.
Mas nuvens carregadas se formaram no ingresso de ar frio porque a chegada dessa massa de ar em altitude criou um forte contraste térmico com o ar mais aquecido que permanecia em superfície. O solo aquecido faz o ar próximo dele subir por convecção, e ao encontrar camadas mais frias em níveis médios e altos da atmosfera, esse ar ascendente resfria rapidamente.
O resfriamento provoca a condensação do vapor d’água, que dá origem às nuvens. Como o contraste de temperatura é grande, as correntes ascendentes ficam intensas, permitindo que as nuvens cresçam verticalmente até atingirem grandes altitudes. Esse desenvolvimento vertical gera as nuvens carregadas, que concentram grande quantidade de umidade e energia e podem resultar em chuva forte e granizo em pontos isolados". 
https://metsul.com/granizo-deixa-paisagem-branca-no-interior-gaucho-na-chegada-do-ar-frio/?fbclid=IwY2xjawM-4O1leHRuA2FlbQIxMQBicmlkETFpalNpZGYzMDNlak5lczRhAR4RH5k9OkFYTQvLdNXltwkN26leDgUQyjx1mGJmoj0JUjZwz4UiMjvfiK8BNw_aem_rp3qMVh6PTbym_FPQFV9wg, 22-09-2025, 20h23.

A VOVÓ DE 111 ANOS (1898)

 

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1901. https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=%22ilha%20dos%20marinheiros%22&id=2957801915509&pagfis=3741

Notícia do Echo do Sul do dia 3 de setembro de 1898 faz referência a chegada ao porto do Rio Grande da Vovó, D. Leonor da Conceição Gonçalves. 

Nascida em São Paulo em 1787, ela foi morar em Jaguarão com 12 anos de idade. Na cidade de Jaguarão atuou como parteira por mais de 80 anos e assistiu ao nascimento de 18.203 crianças. 

Com 111 anos de idade, permanecia com boa saúde física e mental. Quantos anos ainda viveu?

domingo, 21 de setembro de 2025

TORNADOS E DOWNBURST?

Mapa com previsão de ventos para 21 de setembro. Não é previsão de tornados ou downburst! https://metsul.com/cenario-de-perigo-por-intensos-vendavais-no-sul-sudeste-e-centro-oeste/?fbclid=IwY2xjawM8cYhleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFnS1BmRU9Ic2lJV2VSUGRhAR7MaQOQ_
5FUXAthVe33lsWluTGkiXvuj7EQJtLeV4zOJxTiEVJxEVdf-WUegg_aem_b7ew_jSYtw60ohypPcBZRw

 Matéria da MetSul (20-09-2025, 22h) contribui para explicar dois fenômenos extremos: Tornados e Downburst. A variável que pode estar presente na eclosão é o cisalhamento que é resultado de uma corrente de jato em baixos níveis:


"Reforçamos a nossa preocupação com o indicativo pelos modelos numéricos de formação de uma forte a intensa corrente de jato, inicialmente no Sul do Brasil no domingo, e entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil na segunda-feira.

Correntes de jato em baixos níveis, uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia e vem até o Sul do Brasil, transportando ar seco e quente, estão presentes na esmagadora maioria dos episódios de tornado. Contribuem para gerar padrão de vento divergente de vento na atmosfera (cisalhamento) que está na gênese de tornados. Assim, a MetSul Meteorologia adverte que há potencial para formação de supercélulas de tempestade que podem provocar a formação de tornados e a ocorrência de correntes de vento violenta descendentes (microexplosão ou downburst), ambos fenômenos muito localizados e severos de vento que não podem ser previstos onde exatamente ocorrerão antecipadamente". https://metsul.com/cenario-de-perigo-por-intensos-vendavais-no-sul-sudeste-e-centro-oeste/?fbclid=IwY2xjawM8ZudleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFnS1BmRU9Ic2lJV2VSUGRhAR7MaQOQ_5FUXAthVe33lsWluTGkiXvuj7EQJtLeV4zOJxTiEVJxEVdf-WUegg_aem_b7ew_jSYtw60ohypPcBZRw#goog_rewarded .

***Atualização: A "hipótese do Cisalhamento" foi novamente confirmada com o registro de tornados na Província de San Luis (Argentina), Barra Bonita (Santa Catarina), Santa Maria do Oeste (Paraná), Reserva (Paraná), Concepción (Paraguai) e Porto Feliz (São Paulo). https://metsul.com/onda-de-tempestades-trouxe-tornados-em-sc-pr-sp-argentina-e-paraguai/?fbclid=IwY2xjawNEWkFleHRuA2FlbQIxMQABHrC2MXPuSkjha97StFXieu28kIybdHmnR4kEgWDgDinOzkfzu-3i1m17YzU3_aem_o9Ije7grM-7LqrrkuB6pSQ, 24-09-2025, 13h03. 

GRANIZO EM URUGUAIANA?

Grande núcleo de granizo muito pouco ao sul do centro urbano de Uruguaiana nesta madrugada de 21 de setembro:


https://metsul.com/radar/21-09-2025, 02h25.

Nesta outra imagem, poucos minutos depois, a sugestão é de cruzado pela área urbana de Uruguaiana: 

https://metsul.com/radar/21-09-2025,  02h35


POTENCIAL VENDAVAL

 


A MetSul tem reiterado alertas para este cenário meteorológico complexo que está tendo início nesta madrugada de domingo. 

Às 22 horas do sábado, 20 de setembro, a MetSul publicou uma postagem que exige atenção: 

🌪️
ALERTA DE VENDAVAIS | Por que estamos preocupados - e muito - com o alto risco de vendavais e vários fortes a intenso em estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil? Frente fria vai avançar sobre uma massa de ar muito quente no Centro-Sul do país. Tão quente que algumas cidades do Paraná tiveram temperaturas neste sábado mais altas que no verão, ainda em pleno inverno astronômico.
Atentem para os mapas de vento máximo do modelo de alta resolução WRF da MetSul atualizados agora no fim da tarde de sábado. Tanto o WRF inicializado com o modelo norte-americano como como o modelo europeu (ECMWF) indicam um grande número de áreas em vermelho (indicativo de vento perto e ao redor de 100 km/h) e pontos isolados (em roxo, lilás e rosa), que significa vento de 120 km/h a 150 km/h.
Ou seja, é alto o risco de vento forte a muito forte em vários pontos do Centro-Sul do Brasil entre este domingo e a segunda, mas isoladamente, com base nas projeções dos modelos por supercomputadores, não se pode afastar a possibilidade de vendavais violentos com danos, em nossa opinião com maior perigo na Metade Norte gaúcha, Oeste catarinense, Paraná e São Paulo.
Recomendamos demais que você leia o boletim que publicamos sobre o risco de vento forte e vendavais neste episódio de tempestades que pode ser acessado no seguinte link:


Explicando: no mapa reproduzido acima, as cores indicam a previsão da velocidade do vento. Para a região do município do Rio Grande está entre o verde e o amarelo (entre 35-65 km/h). As áreas em roxo no norte e nordeste do Rio Grande do Sul o vento se situa entre 110-130 km/h, um cenário grave. Ressalte-se que o mapa é uma previsão que serve como alerta para a população buscar estratégias de segurança.

O AVANÇO DOS TEMPORAIS E DO GRANIZO

 

https://metsul.com/radar/21-09-2025, 01h40.

Nesta imagem de radar do início da madrugada do domingo, 21 de setembro, observei quatro núcleos nítidos de granizo. A noite não vai ser fácil entre o oeste, centro, parte do norte e leste do Rio Grande do Sul. Inclusive, granizo não é descartado na grande Porto Alegre.  

Um pouco ao sul do centro urbano de uma das capitais farroupilhas, Alegrete, um amplo núcleo de granizo está atuando. O perigo para os farrapos não vem dos imperiais e sim, das pedras de gelo que caem do céu. 

Núcleo de granizo ao sul de Alegrete e "beliscou" o Aeroporto da cidade. 

Publicação da MetSul um pouco antes da meia-noite traz uma fotografia da queda de granizo na cidade uruguaia de Artigas na fronteira com Quaraí. Estes núcleos que avançam no sentido oeste para leste. 


Fotógrafo Diego Ojeda. https://www.facebook.com/photo?fbid=1237334911770539&set=a.651214877049215&locale=pt_BR


sábado, 20 de setembro de 2025

REVOLUÇÃO FARROUPILHA E O CORONEL BENTO

 

https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=%22ilha%20dos%20marinheiros%22&id=2957801915509&pagfis=3394

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1900. 

Matéria sobre a morte do Coronel Bento Gonçalves da Silva, filho do General Bento Gonçalves, ocorrida em 14 de novembro de 1897. 

Informações biográficas sobre um dos filhos de Bento Gonçalves da Silva pode ser obtida nesta matéria. O Coronel Bento (1820-1897) foi ferido com um tiro no peito em 1844 durante a Revolução Farroupilha. Ele carregou o projétil por mais de um ano e a cirurgia de retirada ocorreu em Rio Grande, possivelmente, em 1845. 

No posto de major atuou na Guerra do Paraguai sendo ferido novamente no peito no Combate de Curupaiti em 22 de setembro de 1866. Sobreviveu a estas duas situações críticas para uma época em que o saber médico era limitado, tendo guardado de recordação os dois projéteis. 

REVOLUÇÃO FARROUPILHA - UM COMBATENTE DE URUGUAIANA

 

https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=%22ilha%20dos%20marinheiros%22&id=2957801915509&pagfis=3388

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1900. 

A matéria trata do falecimento na cidade de Uruguaiana de Joaquim dos Santos Prado Lima em 1 de setembro de 1897.

Joaquim Lima era o único sobrevivente dos membros que formaram a Constituinte da República Rio-Grandense. Ele lutou na Revolução Farroupilha durante nove anos tendo sido coletor geral da Comarca das Missões, Presidente da Câmara Municipal de Alegrete, juiz de paz e chefe de polícia em Alegrete e deputado eleito à Assembleia Constituinte. Era amigo do General David Canabarro que lhe ofereceu o posto de brigadeiro, que foi recusado por Lima. 

Findando o século XIX, a história viva da Revolução Farroupilha estava sistematicamente desaparecendo com o passamento dos combatentes de ambos os lados.  

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

FORTE TEMPORAL CHEGANDO

 Mostrando a instabilidade atmosférica, várias horas antes da previsão, temporais se formaram no sul do Rio Grande do Sul nesta noite de sexta-feira, 19 de setembro. 

A imagem de radar da MetSul faz lembrar uma frente de rajada se aproximando da cidade do Rio Grande. Se observa uma formação em linha formando uma concavidade. Atrás dela, outras duas formações mais comuns e de maior dimensão espacial. Tenho um problema com frentes de rajada por experiências ruins na infância e na adolescência devido a intensidade do vento, da chuva e até de granizo num deslocamento rápido mas que tira o fôlego. Assisti um destes deslocamentos próximo a São Gabriel e observei dezenas de eucaliptos serem derrubados pela fúria do vento. 

Rio Grande está em meio a cor verde na parte superior direita. 

https://metsul.com/radar/ 19-09-2025, 20h30. 

Hora de correr para fechar portas e janelas pois a ventania chegou!

KARNAK (1931)

https://br.pinterest.com/pin/194780752629889633/

 Card italiano da Liebig com uma vista do lago sagrado e das ruínas do Templo de Karnak no Egito datado de 1931.

Karnak está localizado a norte da cidade de Luxor. O templo é dedicado ao deus Amon-Rá e a construção teve início no reinado de Sesóstris I (1971-1926 a.C.) e ainda recebeu edificações no período Ptolomaico (305-30 a.C.). 

Em Karnak está o Salão Hipostilo com 134 colunas (122 colunas com 10 metros e 12 colunas com 21 metros de altura). É um dos locais mais visitados dos monumentos do Egito Faraônico. 

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

TOLTECAS

https://i.pinimg.com/736x/61/bf/01/61bf01edc4fc882d00a234f6c6887791.jpg

 
https://www.hippostcard.com/listing/toltec-pyramid-xochicalco-mexico-pre-columbian-architecture-liebig-trade-card/31885104



Card colecionável da empresa Liebig editado em meados da década de 1930. Foram reproduzidas as versões em francês e em alemão. 

Na série Arquitetura Pré-Colombiana a gravura destaca o Templo da Serpente Emplumada no sítio arqueológico de Xochicalco a cerca de 120 quilômetros da cidade do México. Este sítio teve a maior parte das construções edificadas entre 700 e 900 d.C. com população de até 20 mil habitantes. A cidade fortificada de Xochicalco apresenta influências asteca, zapoteca e olmeca. 

O Templo da Serpente Emplumada é dedicado ao deus Quetzalcóatl que simbolizava o poder e a sabedoria. Em Xochicalco esta não era uma entidade abstrata a ser cultuada, pois, os governantes representavam em seu governo o poder do próprio deus. 

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

EXPORTAÇÕES EM 1887

 

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1889. https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=Cassino&pagfis=269

Essa tabela de produtos que circularam por mesas de rendas e coletorias na Província do Rio Grande do Sul em 1887, mostra dados interessantes que necessitariam pesquisas para aprofundar a compreensão de certos dados. 

Pegando alguns exemplos: Rio Grande apresentou o registro de 9.001 couros de cavalo. Ou seja, o abate de cavalos era praticado para retirada de couros. E a carne? Onde funcionava as fábricas de abate equino? Na Vila da Quinta já estava funcionando em 1887 se a Estação Ferroviária surgiu em 1884? 

Se observa que a produção no interior do município do Rio Grande, especialmente na região das ilhas, estava em alta para a cebola e alho: a produção foi o dobro da colhida em São José do Norte. 

Duas informações eram esperadas pela trajetória histórica: Rio Grande era responsável por 87% da exportação de peixe salgado e por 99,9% da produção de vinho, ou seja, 80.061 litros, sendo a maioria na Ilha dos Marinheiros.  

terça-feira, 16 de setembro de 2025

O BARALHO PELOTENSE

 

https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=%22ilha%20dos%20marinheiros%22&id=2957801915509&pagfis=3381

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1900. 

Matéria do dia 20 de maio de 1897, publicada no jornal Correio Mercantil de Pelotas, traz informações sobre uma fábrica estabelecida nesta cidade entre 1850-1851.

A empresa estava estabelecida entre as ruas Félix da Cunha esquina com Tiradentes e produziu baralhos cujos naipes foram adaptados aos principais produtos agrícolas do Brasil nos meados do século XIX: café, fumo, algodão e cana-de-açúcar. Baralhos importados circulavam no Brasil com naipes espanhol, português, francês ou alemão. Mas naipes brasileiros é uma novidade. 

O raro e original baralho ficou exposto numa das vitrines da Livraria Americana em Pelotas.   

Algum destes baralhos editados por Luiz José de Campos ainda existe? 

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

REVOLUÇÃO FARROUPILHA E A HISTÓRIA ORAL

 

https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=Cassino&pagfis=3369


O Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1900 reproduziu este registro publicado no jornal A Federação (6 de novembro de 1896). São histórias de vida ligadas a Revolução Farroupilha (1835-1845). 

No caso, o falecimento de um capitão do Exército da República Farroupilha que faleceu em Triunfo com 87 anos. Ele lutou em vários combates e foi preso no confronto militar da Ilha do Fanfa. Recordava que Bento Gonçalves, mesmo após a derrota, dizia ao militantes "que nunca esquecessem a causa sacrossanta por que se batiam". 

Em 1900, a oralidade destes personagens que participaram do movimento farroupilha começava a se esgotar frente ao passamento desta geração. Com os instrumentos de história oral hoje disponíveis, se poderia ter feito uma análise aprofundada destas falas enquanto documento para à crítica histórica do período Farroupilha. 

domingo, 14 de setembro de 2025

PIO ANGELO DA SILVA

 

https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=%22ilha%20dos%20marinheiros%22&id=2957801915509&pagfis=3379

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1900. 

Matéria reproduzida do jornal Echo do Sul (5 de maio de 1891) com informações biográficas sobre o médico nascido na Vila do Rio Grande Dr. Pio Angelo da Silva. 

Conhecido como o "médico dos pobres" ele faleceu em Montevidéo em 14 de abril de 1897. 

sábado, 13 de setembro de 2025

VULCANISMO EM LAVRAS DO SUL (1896)

 

https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=%22ilha%20dos%20marinheiros%22&id=2957801915509&pagfis=3370

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1900. 

Notícia do jornal Patria Nova (São Gabriel, 20 de novembro de 1896) informa sobre uma explosão vulcânica ocorrida na Vila de Lavras. 

Informação enigmática, pois vulcanismo no Brasil não se manifesta a dezenas de milhares de anos. 

Que fenômeno ocorreu em Lavras do Sul?  

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

EXPORTAÇÃO DO RS (1887)

 

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1889. https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=Cassino&pagfis=267

Os dados econômicos até 1887 mostram a dependência da Província do Rio Grande do Sul da atividade pecuarista e charqueadora. 

As exportações realizadas por Pelotas era superior a todas as localidades da Província somadas. Porto Alegre estava em segundo lugar e Rio Grande em terceiro. 

Charque, couro vacum, sebo, graxa, cabelo, sola, couro curtido, cinza de ossos, línguas, chifres, ossos, garras de couro e óleo de mocotó eram produtos que somados dominavam a pauta de exportação. Ou seja, charqueadas e fazendas de criação de gado. 

A urbanização e capitalização de Pelotas no século XIX não pode ser explicada sem a variável Charqueadas

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

FÁBRICA POOCK (1899)

 

https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=313394&pesq=frederico%20duque%20estrada%20meyer&pagfis=17884

Almanak Laemmert: administrativo, mercantil e industrial, Rio de Janeiro, 1899.  

Entre os anúncios do final do século XIX está a Fábrica de Charutos Havaneses e Nacionais de Poock & Cia

A empresa foi fundada na cidade do Rio Grande em 1891 e os escritórios e depósitos estavam estabelecidos na Rua Marechal Floriano esquina com a Benjamin Constant (local em que posteriormente foi construído o prédio do Banco da Província). A fábrica ficava nesta época na Rua General Bacelar e se estendia até a Rua Luiz Loréa (edifício Monte Líbano construído no final dos anos 1980). Espacialidades e funcionalidades no espaço de um século: residência, fábrica de charutos, comércio, residência/comércio.  

EXPOSIÇÃO ASSASSIN'S CREED

 






Hoje, quinta-feira, terá início o Minicurso História & Imagem na Biblioteca Rio-Grandense. 

Organizei uma exposição com algumas peças de minha coleção de bonecos/figures da franquia Assassin's Creed

O tema que desenvolverei é a Literatura Fantástica em Edgar Allan Poe. Mas dedicarei cinco minutos para mostrar aos presentes alguns temas históricos em Assassin's Creed