Matéria da MetSul (20-09-2025, 22h) contribui para explicar dois fenômenos extremos: Tornados e Downburst. A variável que pode estar presente na eclosão é o cisalhamento que é resultado de uma corrente de jato em baixos níveis:
"Reforçamos a nossa preocupação com o indicativo pelos modelos numéricos de formação de uma forte a intensa corrente de jato, inicialmente no Sul do Brasil no domingo, e entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil na segunda-feira.
Correntes de jato em baixos níveis, uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia e vem até o Sul do Brasil, transportando ar seco e quente, estão presentes na esmagadora maioria dos episódios de tornado. Contribuem para gerar padrão de vento divergente de vento na atmosfera (cisalhamento) que está na gênese de tornados. Assim, a MetSul Meteorologia adverte que há potencial para formação de supercélulas de tempestade que podem provocar a formação de tornados e a ocorrência de correntes de vento violenta descendentes (microexplosão ou downburst), ambos fenômenos muito localizados e severos de vento que não podem ser previstos onde exatamente ocorrerão antecipadamente". https://metsul.com/cenario-de-perigo-por-intensos-vendavais-no-sul-sudeste-e-centro-oeste/?fbclid=IwY2xjawM8ZudleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFnS1BmRU9Ic2lJV2VSUGRhAR7MaQOQ_5FUXAthVe33lsWluTGkiXvuj7EQJtLeV4zOJxTiEVJxEVdf-WUegg_aem_b7ew_jSYtw60ohypPcBZRw#goog_rewarded .
***Atualização: A "hipótese do Cisalhamento" foi novamente confirmada com o registro de tornados na Província de San Luis (Argentina), Barra Bonita (Santa Catarina), Santa Maria do Oeste (Paraná), Reserva (Paraná), Concepción (Paraguai) e Porto Feliz (São Paulo). https://metsul.com/onda-de-tempestades-trouxe-tornados-em-sc-pr-sp-argentina-e-paraguai/?fbclid=IwY2xjawNEWkFleHRuA2FlbQIxMQABHrC2MXPuSkjha97StFXieu28kIybdHmnR4kEgWDgDinOzkfzu-3i1m17YzU3_aem_o9Ije7grM-7LqrrkuB6pSQ, 24-09-2025, 13h03.
Nenhum comentário:
Postar um comentário