| Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1889. https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=Cassino&pagfis=269 |
Essa tabela de produtos que circularam por mesas de rendas e coletorias na Província do Rio Grande do Sul em 1887, mostra dados interessantes que necessitariam pesquisas para aprofundar a compreensão de certos dados.
Pegando alguns exemplos: Rio Grande apresentou o registro de 9.001 couros de cavalo. Ou seja, o abate de cavalos era praticado para retirada de couros. E a carne? Onde funcionava as fábricas de abate equino? Na Vila da Quinta já estava funcionando em 1887 se a Estação Ferroviária surgiu em 1884?
Se observa que a produção no interior do município do Rio Grande, especialmente na região das ilhas, estava em alta para a cebola e alho: a produção foi o dobro da colhida em São José do Norte.
Duas informações eram esperadas pela trajetória histórica: Rio Grande era responsável por 87% da exportação de peixe salgado e por 99,9% da produção de vinho, ou seja, 80.061 litros, sendo a maioria na Ilha dos Marinheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário