Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

PEDRO E PAULO - 70 ANOS

Pedro e Paulo em 1955. https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/historia

Desde criança escutava o termo "Pedro e Paulo" como referência a integrantes da Brigada Militar que faziam o policiamento das ruas. 

Lendo a matéria -que reproduzo a seguir-, obtive informações sobre quando surgiu, a origem dos nomes e as atribuições dos "Pedro e Paulo". Informações do site  https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/historia:


"No dia 04 de fevereiro de 1955, o coronel Ildefonso Pereira de Albuquerque assumiu o Comando-Geral da Brigada Militar.

Em 12 de agosto de 1955, foi criada a Companhia Pedro e Paulo, em caráter experimental, adida ao 1º Batalhão de Caçadores. Essa Companhia desenvolvia suas atividades de policiamento em duplas, aos moldes do que vinha sendo realizado em grandes metrópoles, como Paris, Inglaterra, São Paulo e Rio de Janeiro. Seu nome foi uma homenagem aos padroeiros do Rio Grande do Sul.

Para integrar a Companhia Pedro e Paulo foi realizado um rigoroso processo de seleção entre o contingente da BM, onde eram considerados o biotipo, grau de escolaridade, boa conduta e apresentação pessoal. Depois, os candidatos escolhidos pelos oficiais da Corporação eram submetidos a uma rígida avaliação física, médica e psicotécnica (esta realizada na Faculdade de Medicina de Porto Alegre).

Quatro homens parados, de uniforme e capacete, segurando armas viradas para baixo em foto tirada de ângulo lateral.
Pedro e Paulo durante formatura

Concluído o processo de seleção, os policiais eram submetidos a um programa de treinamento para aperfeiçoamento e melhor desempenho da função policial, com duração de quatro meses, com aulas de instrução geral e moral, instrução policial, trânsito, educação física, ordem unida, armamento e maneabilidade. O treinamento técnico-profissional era voltado para a legislação específica, principalmente trânsito, além da grande preocupação com o atendimento ao público.

Concluído o período de treinamento, os integrantes da Companhia Pedro e Paulo foram lançados oficialmente no serviço de policiamento de Porto Alegre, em 27 de janeiro de 1936. Inicialmente, desenvolviam suas atividades no aeroporto, rodoviária e estação férrea ampliando.

As primeiras duplas empregadas no policiamento ostensivo, antes de serem lançadas no terreno, fizeram o juramento: “Prometo não esquecer que sou um policial em serviço e que a sociedade tem em mim um guardião da ordem!”.

Aos poucos, os Pedro e Paulo foram conquistando a simpatia da população. Durante o desfile cívico-militar, em 20 de setembro de 1956, quando se apresentaram ao público com um fardamento diferente daquele utilizado pela Corporação, foram calorosamente aplaudidos.

No ano de 1958, em decorrência de uma proposta encaminhada pelo Comando-Geral da Brigada Militar, o engenheiro Ildo Menegheti, governador do Estado, fortaleceu o serviço de policiamento do Estado, criando o Batalhão Pedro e Paulo, que manteve o mesmo sistema de policiamento em duplas.

O Batalhão Pedro e Paulo teve suas atividades ampliadas e passou a realizar o policiamento parcial de Porto Alegre, no porto, na Secretaria da Fazenda, em presídios e cadeias civis, serviços judiciários e outros encargos correlatos.

Na década de 1960, os Pedro e Paulo iniciaram suas atividades no interior do Estado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário