https://memoria.bn.gov.br/ |
A proposta deste blog é instigar a leitura, o conhecimento e a investigação dos processos históricos. Livros com temas ligados a História do RS e Hist. do Município do Rio Grande estão disponíveis para leitura ou baixar (basta clicar em cima da imagem da capa do livro ou copiar o link com o botão direito do mouse). Também serão abordados temas de "História e Terror", "Literatura Fantástica", "Graphic Novel-HQ" etc. Administradora: Rejane Martins Torres. Facebook: Professor Torres
Porto do Rio Grande em 1908
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
VIAGENS À VAPOR EM 1885
domingo, 3 de novembro de 2024
COMÉRCIO EM RIO GRANDE EM 1885
https://memoria.bn.gov.br |
São objetos efêmeros (os anúncios), mas que um pequeno fragmento desta historicidade pretérita volta à luz!
Trata-se da Loja de Roupa Feita, Miudezas e Bilhetes de Loteria de Telles Junior. Se localizava na Rua Pedro II n. 116 em frente a Igreja do Carmo. A antiga (e demolida em 1928/29) Igreja do Carmo, se localizava na Rua Benjamin Constant esquina Pedro II (Marechal Floriano). Se for "quase em frente" pode ser um dos dois prédios localizados na esquina. Vale a pena pesquisar material fotográfico da época...
O outro anúncio é da Cigarraria Oriente na Rua Paysandu (atual República do Líbano) e Kiosque Oriente (junto a Alfândega) de Leoncio Francisco da Silva. Junto a Alfândega é inviável, pois, este prédio público ocupa todo o quarteirão nas quatro faces. Possivelmente, trata-se de um kiosque instalado na Praça Xavier Ferreira a poucos metros da Alfândega.
sábado, 2 de novembro de 2024
RIO GRANDE (1849)
https://play.google.com/books |
Estas informações sobre Rio Grande remetem ao ano de 1849 e foram publicadas no Annuario do Estado do Rio Grande do Sul para o ano de 1899.
A publicação traz o seguinte título: "Correções e aditamentos ao Diccionario Geographico Brazileiro de Milliet de Saint-Adolphe, na parte que se refere a então Provincia de São Pedro do Rio Grande do Sul por Leopoldino Joaquim de Freitas (1849)".
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
CONGRESSO PORTUGUÊS D. LUIZ I
Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Convocação da associação Congresso Português D. Luiz I sediado em Rio Grande. Publicada no Diário do Rio Grande do dia 20 de fevereiro de 1897.
A comunidade portuguesa em Rio Grande, especialmente no segmento comercial de exportação e importação, foi muito representativa desde o século XVIII. Esta agremiação buscava agregar luso-brasileiros preservando vínculos de identidade com Portugal.
O personagem D. Luiz I (1838-1889) foi Rei de Portugal e Algarves entre 1861 até sua morte. Ao longo da vida cultuou as ciências, a música, as artes, a literatura, a fotografia, a pesquisa oceanográfica etc. Governou com princípios liberais e com tolerância frente a organização partidária e a oposição política em Portugal.