Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 11 de fevereiro de 2024

500.000

 

Cartão-postal da Livraria Americana mostrando o frigorífico Swift no final da Avenida Honório Bicalho. Datação de 1920. 

Hoje o blog alcançou a marca de 500 mil acessos. 

Foram 352 mil acessos dos Estados Unidos, 107 mil do Brasil, 12,3 mil da França, 3,8 mil da Alemanha, 3,7 mil de Portugal e acessos de cerca de 30 países. Ou seja, 78,6% acessaram de fora do Brasil.

A maior parte dos temas postados remetem a História do Município do Rio Grande e a História do Rio Grande do Sul. Vários outros temas de história, literatura, cinema, climatologia e "efêmeros" foram aqui trabalhados. 

Ainda não consegui interpretar estes números: qual o interesse de estrangeiros por estas temáticas? O Extremo Sul do Brasil é um espaço de forte imigração europeia e, no caso da cidade do Rio Grande, aqui se fixaram comerciantes o operários portugueses, ingleses, alemães, franceses, italianos, poloneses e de outras nacionalidades. Leitores poderiam ter interesse nas raízes históricas de seus antepassados. Porém, 70,4% dos acessos são realizados dos Estados Unidos. Ocorreu que filhos de comerciantes e industriais da cidade foram estudar práticas comerciais nos Estados Unidos, especialmente, em Nova Iorque e Boston. Entretanto, Rio Grande apresentou poucos migrantes americanos em seus censos. Haverá uma relação, de que a maior empresa que Rio Grande já sediou, que foi o Frigorífico Swift, empregando mais de 1.500 funcionários, era de origem americana do Estado de Chicago. Este seria um fator de atração para conhecer a história local e regional?

Hipóteses são várias. Mas estes números continuam a ser complexos, e, parcialmente, inexplicáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário