Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 19 de agosto de 2023

PASSAGEM DA CARRIS - PORTO ALEGRE

 

Passagem escolar da Carris, 1986. Acervo: https://www.avenidalivros.com.br

Encontrei esta imagem de uma passagem escolar da Cia. Carris Porto-Alegrense num site de leilões. Na hora a pupila dilatou quando a memória foi despertada: muito carreguei no bolso este modelo de borda azul de passagem! Mentalmente voltei no tempo até Porto Alegre entre 1986-1989.

Quando fiz o Mestrado em História na Pontifícia Universidade Católica do RS utilizava esta passagem (um pequeno pedaço de papel liso) para o deslocamento de ônibus entre a Cidade Baixa até a Avenida Ipiranga (PUCRS).  Eram no mínimo dois deslocamentos diários e muitas vezes, eram quatro viagens entre a Avenida Ipiranga e a Avenida João Pessoa. 

Descia e já estava próximo a Rua Sofia Veloso esquina com a Rua Lima e Silva. Minha irmã, Mara, alugava um JK num edifício da Sofia Veloso e me deu um teto durante quatro anos ajudando decisivamente a viabilizar a realização do Mestrado. Éramos ótimos irmãos já que não havia sequer uma parede divisória para evitar rusnas que felizmente não existiam. Infelizmente, não tive tempo de retribuir tanta dedicação, pois ela partiu muito cedo. A história ficou com um vazio patético até hoje... 

Em 1986, quando comecei o Mestrado, ela me estendeu a mão com uma algumas destas passagens que ela utilizava para se deslocar até às escolas onde dava aula para crianças com deficiência auditiva. Tendo a matrícula na Universidade passei a comprar as passagens. Quando faltava, era só pedir que ela sempre tinha algumas na carteira. O pouco que tinha ela queria dividir: o pão, o leite, qualquer objeto que estivesse no apartamento. Pessoas de bom coração não são fáceis de encontrar.    

O mais comum era ir para PUC pela manhã e retornar às 22h. Como a dissertação era sobre historiografia, o volume de leitura era grande e passava longos períodos pesquisando na Biblioteca/Hemeroteca desta instituição. 

Foram quatro anos de aprendizagem que abriu as portas para colher frutos profissionais sem os quais este blog hoje não existiria.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário