https://www.bvcolecionismo.lel.br |
Cartão-postal fotográfico do editor V. Albert Aust da cidade de Hamburgo na Alemanha.
"Rio Grande do Sul" se refere a cidade do Rio Grande. A datação manuscrita é 22 de setembro de 1900.
O cenário é a Rua Uruguayana (atual Avenida Silva Paes). O trecho é nas proximidades da Praça Sete de Setembro. O prédio em tom escuro no lado direito era o Hospital do Carmo que fica onde hoje é o Colégio Juvenal Muller. O prédio térreo ao lado esquerdo do Hospital era uma cocheira e na esquina é a Rua Andrade Neves.
O que restou do cenário de 1900? Os dois prédios do lado esquerdo tiveram (incrivelmente, dada a devastação patrimonial nesta avenida) suas fachadas preservadas! Pela imagem do final de 2022 um prédio está com pintura azul e o outro laranja-salmão. Portanto, são prédios cuja construção recua ao século XIX.
https://www.google.com.br/maps/ |
O cartão-postal inicia no deleite de olhar para o passado. Mas ele está repleto de falas imagéticas a serem decodificadas. O cartão traz informações que estão latentes nas imagens congeladas do tempo as quais são fontes históricas a serem visitadas e convertidas em produções de sentido e interpretações a serem dadas pelo historiador.
O verso do cartão identifica que o destinatário era a sra. Marie na cidade de Hamburgo. Foram utilizados cinco selos de 20 réis (totalizando o porte internacional para cartões de 100 réis). Esta série de selos foram denominados de "Madrugada Republicana" (pois remetia aos primeiros anos de nascimento da república brasileira que ainda buscava o seu amanhecer) e foram emitidos a partir de 1894. Os valores iam de 10 réis até 2.000 réis.
https://www.bvcolecionismo.lel.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário