http://guiaebal.com/tarzan. |
O personagem foi publicado pela Editora Brasil-América (EBAL) de julho de 1951 até abril de 1981, totalizando mais de 600 edições.
A proposta deste blog é instigar a leitura, o conhecimento e a investigação dos processos históricos. Livros com temas ligados a História do RS e Hist. do Município do Rio Grande estão disponíveis para leitura ou baixar (basta clicar em cima da imagem da capa do livro ou copiar o link com o botão direito do mouse). Também serão abordados temas de "História e Terror", "Literatura Fantástica", "Graphic Novel-HQ" etc. Administradora: Rejane Martins Torres. Facebook: Professor Torres
http://guiaebal.com/tarzan. |
O personagem foi publicado pela Editora Brasil-América (EBAL) de julho de 1951 até abril de 1981, totalizando mais de 600 edições.
Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Estamos no ano de 1935!
Esta é a esquina das ruas Marechal Floriano com Andradas.
No lado direito está a então Praça General Telles (Praça Xavier Ferreira).
No canto esquerdo, no sobrado, funcionou o jornal A Lucta (dos Caixeiros Viajantes). O primeiro cinema da cidade, onde se observa parte de sua cúpula, ficava na esquina com a Rua Duque de Caxias. Esta era (e continua sendo) uma das áreas mais frequentadas da cidade.
Acervo: Arquivo do DEPREC. |
O porto referido é o Porto Velho do Rio Grande. Os números indicam a profundidade para a navegação. Este foi um período crítico para o calado e a garantia de segurança no canal de acesso ao porto.
O crescimento urbano chegou ao limite dentro da cidade antiga e a linha de trincheiras começou a ser rompida, a partir de 1884, com a construção da Estação Ferroviária e da Fábrica Rheingantz.
A praia do Cassino ainda não é um ponto na cartografia do litoral, pois, foi inaugurada em 1890.
A publicação italiana Domenica del Corrieri de dezembro de 1962 fez uma projeção futurista. Num período epidêmico como o vivenciado desde 2021-2022, a imagem pode ser interpretada como uma proteção individual contra um organismo microscópico (como o coronavírus) ou como um ultra individualismo.
Roquette-Pinto com crianças indígenas do Mato Grosso em 1912. |
A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1922 no contexto dos festejos do Centenário da Independência.
Esta primeira transmissão foi obra do médico e antropólogo Edgar Roquette-Pinto que no ano de 1923 fundou a primeira emissora brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
O papel do rádio em sua primeira década era educativo e buscava alcançar os brasileiros que não tinham acesso a escolarização: o rádio "era a escola dos que não tinham escola", afirmou Roquette-Pinto.
A partir de 1932 foi autorizada as propagandas nos programas de rádio começando uma expansão das emissoras e ouvintes que levaria a Era do Rádio (entre as décadas de 1940-50).
Cartaz Tarzan, o Homem Macaco (1932). Litografia colorida, 1954 / National Portrait Gallery, Smithsonian Institution. |
Quem recorda os filmes que
passavam nas tardes com o mais famoso dos atores de Tarzan?
Trata-se de Johnny Weissmuller (1904-1984), um romeno (família de origem alemã) que migrou com os pais para os Estados Unidos e que se tornou um destacado nadador. Em 1922 ele foi o primeiro atleta do mundo a nadar 100 metros em menos de um minuto (58,6s). Foi cinco vezes campeão olímpico e quebrou 67 recordes mundiais.
Em 1932 passou a ser o protagonista dos filmes de Tarzan e participou de doze filmes do personagem até 1948. A primeira película baseada na obra de Edgar Rice Burroughs interpretada por Weissmuller foi Tarzan, o Homem Macaco.
As famosas cenas de natação nos rios infestados de jacarés ou crocodilos são até hoje lembradas pelos cinéfilos.
Anúncio da estreia dos Jetsons em 1962. |
A animação Os Jetsons mostrava uma família que vivia cem anos no futuro em 2062.
A imaginação dos anos 1960 remetia a grandes avanços espaciais e técnicos.
A série é magnífica em criatividade sobre tecnologias e o desenvolvimento da robótica. Os robôs realizam parte das atividades humanas em família.
Sessenta anos depois a robótica entrou com força nas indústrias (montadoras etc) mas não é parte essencial das atividades residenciais.
A primeira história em quadrinhos do Homem Aranha foi publicada em 1 de agosto de 1962.
Portanto, Peter Parker já é um sexagenário!
O roteiro criado por Stan Lee foi ilustrado por Steve Ditko e, ao longo das décadas, trouxe um sucesso inimaginável para a dupla.
Divulgando o VIII Seminário Internacional para Pensar a Pesquisa Histórica: imagem e história. Atividade anualmente realizada pela Biblioteca Rio-Grandense e organizada pelo prof. Francisco das Neves Alves.
As palestras ocorrerão nos dias 16 e 19 de dezembro.
Neste centenário da descoberta da tumba de Tutankamon dediquei duas abordagens voltadas a investigação do Antigo Egito. Maiores informações no folder acima.
Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Acervo: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. |
Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Este é o modelo 1962 da bicicleta Monark.
É uma empresa brasileira fundada em São Paulo em 1948 que manteve uma acirrada disputa pelo mercado nacional com a Caloi.
Nos anos 1980 a Monark chegou a vender 2 milhos de bicicletas por ano.
O personagem Dr. Masters (no Brasil chamado de Heron Robledo) surge em 1948, na revista americana All-Western Winners. Robledo é um médico que jurou não voltar a ser pistoleiro. Porém, frente a tantas injustiças, ele veste a roupa de cavaleiro negro e rememora os tempos de ação.
O Cavaleiro Negro é uma revista que começou a circular no Brasil em setembro de 1952 e prosseguiu até o número 245 em 1972. Nos Estados Unidos a revista perdeu fôlego na metade dos anos 1950 e não Brasil se tornou um dos maiores sucessos entre as publicações de bang-bang.
Acima, a capa da edição de novembro de 1962.
Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Em julho de 1865 D. Pedro II visitou Rio Grande. O contexto era a ida do monarca para a frente de combate em Uruguaiana que estava ocupada por tropas paraguaias.
Neste ano de 1865 foi impresso uma coleção de vistas da cidade do Rio Grande. A Câmara Municipal foi contemplada mostrando a arquitetura original do prédio inaugurado em 1850. Atualmente, neste local, está instalada a Biblioteca Rio-Grandense.
Lançamento em Cabo Canaveral em abril de 1962. Imagem obtida em https://www.orbita.zenite.nu/as-plataformas-de-cabo-canaveral/ |
A população mundial chegou hoje, 15 de novembro de 2022, ao patamar de 8 bilhões!
Em apenas seis décadas passou de 3 bilhões em 1960, 4 bilhões em 1974, 5 bilhões em 1987, 6 bilhões em 1999 para 7
bilhões em 2011. Apenas onze anos depois chega a 8 bilhões em 2023.
A taxa de fecundidade mundial era de 5 filhos
por mulher em 1962. Caiu pela metade em 2005.
Apesar disso a população continuou num crescendo. Se não tivesse
caído...
O fato é que nas últimas seis décadas a
população passou de 3 bilhões para quase 8 bilhões. Estes números brutos já são
o suficiente para pensar qual o limite de ação humana nos ecossistemas do
planeta e qual é o papel predador desempenhado pela humanidade frente às outras
espécies animais e vegetais?
Os dados do IBGE mostram a evolução da população brasileira entre 1950-70. Para o ano de 1962 eram quase 76 milhões de habitantes. Em sessenta anos passou para 213 milhões. Aumentou 280%.
Dados do IBGE para 1960 evidenciam o crescimento populacional brasileiro. Entre as décadas de 1940 a 1960 a população urbana passou de 31% para 45%. E continuou crescendo e quase dobrou nas últimas seis décadas: atualmente é de 84,72%.
Ao observar a população dos estados o Rio Grande do Sul tinha em 1960 aproximadamente 5,5 milhões de habitantes. Dobrou, pois atualmente é de cerca de 11,3 milhões. A capital, Porto Alegre, teve um incremento ainda maior: de 641 mil habitantes passou para 1,5 milhão.
Mapa de 1962. IBGE. |
Há sessenta anos no passado, a indústria
do consumo está se intensificando, seguindo um caminho pós-Segunda Guerra
Mundial. A reorganização das economias gerou a intensificação do consumo e dos
padrões do american way of life. 1962 está próximo da transição da geração baby
boomer para a geração X que inicia em 1964.
Essencialmente,
se a II Guerra começava a ficar mais distante a Guerra Fria era o contexto que
marcou esta geração. E 1962 foi um dos anos mais importantes da Guerra Fria
quando do enfrentamento Estados Unidos e União Soviética: a Terceira Guerra
Mundial esteve por um fio de acontecer. Infelizmente,
a Guerra Fria está de volta com a invasão russa na Ucrânia. A Terceira
Guerra Mundial voltou à pauta. Inclusive ameaças de uma guerra nuclear e outros
impropérios passaram a ser lançados. Ações que projetam um momento perigoso no presente.
Oscilação da temperatura global por Scott Duncan. In: https://twitter.com/ScottDuncanWX/status/1483848577696866309/photo/1
Em 1962 não se tinha consciência de que o planeta estava discretamente aquecendo e que este processo se aceleraria num ritmo impensável. Basicamente, a temperatura global era a mesma do ano de 1880. Porém, a produção industrial foi batendo recordes de crescimento e necessitou ampliar sua atuação na alteração de ecossistemas em busca de matéria-prima e, especialmente, de emissão de gases de efeito estufa. Em apenas 60 anos, o planeta é outro em relação àqueles dias.
Um alerta foi dado por
Rachel Carson no livro Silent Spring
ou Primavera Silenciosa lançado em
setembro de 1962. Era uma denúncia sobre o uso abusivo de pesticidas nas
plantações e seus efeitos negativos no meio ambiente. Um exemplo era o DDT que
estava sendo amplamente utilizado sem cuidados no manejo e podendo resultar em
intoxicações e o desenvolvimento de câncer. Além disso, estes pesticidas
provocavam a morte de muitas espécies de insetos e animais, inclusive poluindo
as águas.
De certa forma, estava se
consolidando a caminhada de uma consciência ambiental moderna que continua
buscando se afirmar num período cada vez mais crítico para o meio-ambiente.
A variável hoje em cena e
que pode catalisar as mudanças nos ecossistemas e na forma da vida humana está
ligada ao aquecimento global.
Neste gráfico é possível
perceber o aumento da temperatura global entre 1962-2021: longos períodos de
estiagem, altas temperaturas por períodos maiores, incêndios de grandes
dimensões, intensificação de eventos extremos como chuvas excessivas ou
ciclones.
Carnival of Souls (no Brasil Carnaval das Almas ou O Parque Macabro foi lançado em setembro de 1962.
É um filme de terror independente norte-americano produzido e dirigido por Herk Harvey e escrito por John Clifford. Foi realizado em apenas três semanas.
Este filme se tornou cult e recorda o conto An Ocurrence at Owl Creek Bridge (1890) de Ambrose Bierce. A narrativa trabalha com o limite entre o real e a imaginação, entre a sanidade e a loucura. A obra influenciou diretores como David Lynch e George Romero.
A interpretação da atriz Candace Hilligoss foi magistral frente ao clima surreal e espectral da película.
Assisti, num canal de assinatura, no seguinte endereço:
https://darkflix.com.br/#/video/187
O Aero Willys foi um automóvel sedan fabricado no Brasil a partir de 1960 pela Willys Overland do Brasil.
Este foi um projeto abandonado nos Estados Unidos e implementado no país com base nos equipamentos do Jeep Willys.
Em 1962 é feita uma significativa mudança no projeto resultando no primeiro automóvel inteiramente criado na América Latina. O novo carro foi lançado em 1963 e fez muito sucesso. Seu motor, a partir de 1973, equipou o projeto brasileiro "Maverick".
Imagem de um dos OVNIs em Torres na noite do dia 8 de novembro realizada por Gabriel Zaparolli. Link: https://youtu.be/CTkO1aZ6y6g |
As intrigantes aparições entre sexta e terça-feira (4 a 8 de novembro) de Objetos Voadores não Identificados entre Porto Alegre e Torres, estão provocando um interesse internacional pelo tema.
A MetSul publicou uma matéria com algumas observações preliminares sobre o fenômeno:
O mandiopã foi criado no Brasil na década de 1940 pela Indústria Amaral. Em 1962, se estendendo pelo menos até o final dos anos 1970, o consumo de mandiopã estava em alta e concorria com a pipoca.
Bastava abrir a embalagem e colocar o produto no óleo quente que ele chiava, crescia e ficava pronto em segundos. Roliço de óleo era a garantia de um boa dose de amido (feito de fécula de mandioca).
Era um petisco barato, rápido para fazer e ficava muito crocante. Alegria da criançada.
A editora Monterrey foi fundada em 1956 e se dedicou ao formato de livro de bolso obtendo um grande sucesso nas décadas seguintes.
O primeiro título de destaque deste formato no Brasil foi O Coyote lançado em 1956. Posteriormente, a Bruguera e a Tecnoprint se dedicaram a estes livros de bolso que eram vendidos as dezenas de milhares unidades a cada edição.
Estes livretos eram marcados por belas capas coloridas e péssimo papel jornal em suas páginas internas que não eram colorizadas. Isto viabilizava vender a publicação por um valor popular.
Na Espanha O Coyote surgiu em 1944 tendo como autor J. Mallorqui que escreveu, até o ano de 1953, 192 livros. As aventuras se passavam na Califórnia em 1851 num período de transição entre o controle norte-americano e a resistência das elites tradicionais espanholas. O personagem central apelidado de O Coyote era um justiceiro mascarado defensor dos espanhóis frente aos yanques.
Esta é a capa de O Coyote número 100 circulado em 1962.
Revista Superman de junho de 1962 (Editora Brasil-América/EBAL).
Observamos dois produtos badalados da época: a bicicleta Caloi e o pente Flamengo. Este pente era popular e em qualquer armazém ou mercadinho estava a venda. A bicicleta já era um bem muito mais seletivo...
Flash Gordon, 1962. |
Os anos 1960 foi marcado pela Conquista do Espaço.
Claro, a conquista chegou apenas até a Lua (384 mil quilômetros de distância) mas promoveu o desenvolvimento de conhecimentos técnicos que passaram a fazer parte do dia-a-dia ou tornaram o planeta ainda muito mais perigoso - como a sofisticação dos mísseis balístico levando ogivas nucleares.
O exemplo mais conhecido é a Missão Apolo que levou astronautas até a Lua em 1969. Porém, para chegar a esta realização, foram muitas experiências com foguetes e com satélites (sem o qual a nossa tecnologia de comunicação atual seria obsoleta ou inviável).
As HQs e seriados com o tema ficção científica foram uma das tônicas desta época. Um exemplo é a revista Flash Gordon (personagem dos anos 1930) numa edição da RGE do ano de 1962.
O otimismo da conquista do espaço e da colonização de planetas e outros sistemas solares eram imensurável: "espaço, a fronteira final!".
O tempo passou e mostrou que os investimentos espaciais são restritos e que as dimensões do Cosmos ainda nos prendem a um quintal extremamente limitado de mobilidade.
A estrela Alfa Centauri do seriado Perdidos no Espaço ainda vai ter de esperar por muito tempo a chegada de terráqueos.
É uma dica para quem gosta de drama, terror e aventura com contexto histórico (Inglaterra no século 18).
A presença de Peter Cushing já é um passaporte para uma boa sessão de cinema.
A horda de cavaleiros fantasmas, fosforescentes, é um ponto alto do entretenimento.
Algumas cenas de Sean Connery com Ursula Andress se tornaram icônicas.
Pela atuação de Vincent Price, Peter Lorre e Basil Rathbone já vale conhecer ou rever esta película dirigida por Roger Corman.
Ela se tornou um ícone ligado a indústria do cinema e suas consequências na vida privada dos atores.
Sua morte continua cercada de especulações e novas leituras em livros ou vídeos continuam a instigar a imaginação.
É o mês de novembro de 1962 chegando. Foi um ano difícil que começava a se encaminhar para o seu final. Nunca o mundo estivera tão próximo de uma guerra nuclear. 60 anos depois, novamente estamos com esse cenário no horizonte próximo.