Lançamento em Cabo Canaveral em abril de 1962. Imagem obtida em https://www.orbita.zenite.nu/as-plataformas-de-cabo-canaveral/ |
Em 10 de julho de 1962 foi lançado do Cabo Canaveral um foguete com o primeiro satélite comercial para transmissões, o Telstar I. Dias depois do lançamento ocorreu a primeira transmissão ao vivo de um programa conectando a televisão norte-americana com a europeia. A péssima qualidade da imagem sofreria alterações extraordinárias nas experiências posteriores.
Em 7 de março foi lançado o primeiro observatório solar orbital pelos Estados Unidos.
Em 14 de dezembro ocorreu o primeiro sobrevoo planetário (em Vênus) pela Mariner 2.
A disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética no campo da Astronáutica marcou os anos 1960 e teve sua culminância no envio da Apollo 11 e o pouso tripulado do módulo na Lua em julho de 1969. A conquista do espaço foi arreferecendo até 1972 enquanto a tecnologia de mísseis balísticos e sistema de defesa contra estes mísseis concentraram as discussões: a guerra no espaço.
Foguetes americanos da NASA/DASA passam a fazer parte do cenário brasileiro com lançamentos da Barreira do Inferno em 1965 e da praia do Cassino (Querência) em novembro de 1966 – observação do eclipse solar.
Em termos da troposfera (até 12 km de altitude) este período assinala um grande crescimento da Varig empresa de aérea fundada no Rio Grande do Sul em 1927 e pioneira na aviação comercial no Brasil.
O tema da conquista do espaço estava muito disseminado nos jornais, revistas, HQs, álbuns, produtos colecionáveis etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário