Flash Gordon, 1962. |
Os anos 1960 foi marcado pela Conquista do Espaço.
Claro, a conquista chegou apenas até a Lua (384 mil quilômetros de distância) mas promoveu o desenvolvimento de conhecimentos técnicos que passaram a fazer parte do dia-a-dia ou tornaram o planeta ainda muito mais perigoso - como a sofisticação dos mísseis balístico levando ogivas nucleares.
O exemplo mais conhecido é a Missão Apolo que levou astronautas até a Lua em 1969. Porém, para chegar a esta realização, foram muitas experiências com foguetes e com satélites (sem o qual a nossa tecnologia de comunicação atual seria obsoleta ou inviável).
As HQs e seriados com o tema ficção científica foram uma das tônicas desta época. Um exemplo é a revista Flash Gordon (personagem dos anos 1930) numa edição da RGE do ano de 1962.
O otimismo da conquista do espaço e da colonização de planetas e outros sistemas solares eram imensurável: "espaço, a fronteira final!".
O tempo passou e mostrou que os investimentos espaciais são restritos e que as dimensões do Cosmos ainda nos prendem a um quintal extremamente limitado de mobilidade.
A estrela Alfa Centauri do seriado Perdidos no Espaço ainda vai ter de esperar por muito tempo a chegada de terráqueos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário