Rio Grande à direita e São José do Norte à esquerda a partir do Porto do Rei. Acervo: Luiz Henrique Torres (2020). |
Centro de Rio Grande a partir do Porto do Rei - detalhe da fotografia superior. |
São José do Norte a partir do Porto do Rei - detalhe da fotografia superior. |
O Porto do Rei, na Ilha dos Marinheiros, possibilita uma visão privilegiada da Lagoa dos Patos, do Rio Grande e de São José do Norte.
O Porto do Rei é um espaço de referência ambiental e de historicidades que marcaram a formação histórica da cidade do Rio Grande.
A fotografia mostrou um pouco deste panorama das águas que cercam as duas cidades vizinhas. O sentido histórico destas comunidades do "Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul" (como eram chamadas no século XIX) é a identidade com as águas da Lagoa dos Patos e a sua interação com o Oceano Atlântico.
A dimensão deste cenário pode ser "vivida" através de uma observação "serena e atenta" dos grandes e dos mínimos detalhes que compõem esta pintura que transita entre a natureza primeva e a natureza lapida pela ação dos homens.
E o portal para esta observação está a poucos quilômetros do centro do Rio Grande: o Porto do Rei na Ilha dos Marinheiros...
Centro da cidade do Rio Grande (à esquerda) seguindo à orla na direção da Avenida Portugal e a Rua Comendador Henrique Pancada (à direita). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário