Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 6 de julho de 2018

RIO GRANDE E A GEOGRAFIA DA PROVÍNCIA




Hilário Ribeiro foi um educador e escritor nascido em Porto Alegre em 1847 e falecido no Rio de Janeiro em 1886. Atuou no magistério e na produção de livros didáticos que tiveram circulação nacional. Em 1880 publicou “Geografia da Província do Rio Grande do Sul” pela Livraria Carlos Pinto de Pelotas. O livro é organizado em perguntas e respostas. A leitura e reprodução de capa e mapas foram feitas a partir do livro disponível no endereço https://digital.bbm.usp.br/view  

Ribeiro dedica alguns parágrafos à cidade do Rio Grande no ano de 1880.

“Qual é a situação da cidade do Rio Grande ou S. Pedro? Esta cidade está situada sobre a margem direita do Rio Grande, em uma península arenosa e baixa.
Que sabe dizer sobre esta cidade? É o principal empório comercial da província. Suas ruas são regulares e bem calçadas, apresentando um belo aspecto a de Riachuelo, que costeia o litoral e possui o mais importante cais da província, construído de granito, sob a direção do ilustre engenheiro rio-grandense Ewbank da Câmara.
Tem uma só freguesia e mais 3 igrejas, que são: a do Carmo, S. Francisco e a do Senhor do Bom Fim. Entre seus edifícios públicos notam-se: a Santa Casa de Misericórdia, a Alfândega, que é uma das primeiras do Império pela sua arquitetura e grandeza; o Arsenal de Marinha, a Biblioteca Pública, que contém avultadíssimo número de obras importantes; o teatro, a Escola Silveira Martins, em construção, o Mercado, o Quartel, etc. A Praça Municipal encerra um magnífico passeio ajardinado.
Em que ano começou a fundação desta cidade? Data de 19 de Fevereiro de 1727 (*1737) em que o brigadeiro José da Silva Paes, regressando da Colônia do Sacramento com alguma tropa e povoadores, estabeleceu ao sul da barra os fortes de Jesus Maria José e Sant’Anna. Como, porém, este local não era o mais próprio, foi transferida a povoação para onde atualmente se acha a cidade, por ordem de Gomes Freire de Andrade, então capitão general e governador do Rio de Janeiro e S. Paulo.
Porque é notável o porto do Rio Grande? Por ser o mais concorrido de navios de longo curso e cabotagem, bem como de outros destinados à navegação interior da província.
Com que cidades comunica o Rio Grande por meio da navegação interna? Com Porto Alegre, Pelotas e Jaguarão.
Quantos kilom. está distante destas três cidades? 347 e meio kilom. de Porto Alegre, 52 de Pelotas e 211 de Jaguarão.
Qual é a população do Rio Grande? Aproximadamente 14.000 habitantes.
Onde fica a freguesia de N S. das Necessidades do Povo Novo? Dista 39 e meio kilômetros do Rio Grande e é paróquia desse município, que conta também a capela curada de S. João Evangelista, criada na ilha dos Marinheiros.
A cidade do Rio Grande possui a importante fábrica nacional de tecidos de lã. Este notável estabelecimento pertence à Rheingantz & Water; sendo o primeiro sócio filho da província. Começou a funcionar em Junho de 1874 e acha-se hoje perfeitamente montado. A matéria prima empregada na fábrica é produto da criação de ovelhas na província, para cujo desenvolvimento muito tem concorrido. O edifício ocupa uma área de 1.500 metros quadrados e emprega para cima de 80 operários. Os produtos da fábrica consistem em cobertores, baetas, chales e diferentes qualidades de panos”. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário