Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 18 de maio de 2018

SUPERMAN – 80 ANOS / HQ & GRAPHIC NOVEL

Superman começou a ser concebido em 1933 e a não aceitação da publicação desta História em Quadrinho por editoras americanas levaram um de seus criadores, Joe Shuster a atear fogo ao material. Restou apenas a capa já com o nome The Superman. Passaram-se cinco anos e o personagem foi remodelado por Shuster e Jerry Siegel surgindo sua primeira história na revista Action Comics #1 em junho de 1938 (como as revistas nos EUA colocavam na capa a data de dois meses após o lançamento, possivelmente a revista circulou em abril de 1938). Um personagem fadado ao esquecimento acabou revolucionando as HQs e a revista em que surgiu o Superman chegou a ser vendida por US$2,16 milhões cujo dono era o ator Nicolas Cage. Em 2014 um novo recorde foi batido: um exemplar foi vendido num leilão do e-bay por US$ 3,2 milhões se tornando a HQ mais cara já vendida.  Dos 200 mil exemplares lançados em 1938 cerca de apenas 100 exemplares são conhecidos e tidos como preciosidades.
O imenso sucesso alcançado fez com que a revista, em 1939, alcançasse uma tiragem de 500 mil exemplares fazendo surgir uma nova revista com o título de Superman. Nascia a Era de Ouro dos Quadrinhos que remete a criação de vários personagens de super-heróis que popularizaram a arte seqüencial: Batman, Capitão América, Capitão Marvel e Mulher Maravilha (entre tantos outros personagens que chegaram aos tempos atuais).      
Superman inaugurou o super-herói moderno e modificou a perspectiva da abordagem dos quadrinhos: integrou num personagem os estereótipos de superpoderes, origens pseudocientíficas, identidade secreta, rotina do dia-a-dia dos mortais inclusive sendo um trabalhador etc.
O personagem foi o responsável pela projeção da DC Comics, empresa surgida em 1934 que é a pioneira nos quadrinhos estadunidenses: não fazia apenas a reimpressão das tiras de jornal, como outros grupos. Em 1939 foi lançado Batman e a DC Comics, entre altos e baixos, chegou ao presente como uma das maiores empresas do mundo (atualmente subsidiária da Warner Bros.).    
Ao longo das décadas o personagem foi sendo modificado e passou por construções éticas que o afastaram da agressividade original - onde matava os vilões sem a necessidade da atuação do poder judiciário.   
         Para recordar o enredo: o Extra-Terrestre Kal-El originário do planeta Krypton e filho de Jor-El e Lara Lor-Van, foi lançado num foguete ao espaço enquanto Krypton estava explodindo. Ainda bebe, foi recebido afetuosamente no Planeta Terra por seus dois novos pais (adotivos) e foi desenvolvendo os superpoderes que propiciaram milhares de histórias em quadrinhos, roteiros para TV, filmes e uma gama de produtos. Superman tornou-se o mais conhecido personagem criado pelos criados e que neste ano de 2018 completa 80 anos.

HQ & GRAPHIC NOVEL 


Capa do esboço de Superman de 1933. Rejeitada pelos editores.

Primeira aparição do Superman em 1938 na revista Action Comics.  

Revista Superman que foi encontrada na parede de uma casa que seria demolida. Foto: AP.


Action Comics #1. 



Primeiro número da revista Superman em 1939.
Superman n.1 no Brasil, novembro de 1947.





Nenhum comentário:

Postar um comentário