| https://www.filatelicajungesleiloes.com.br/peca.asp?ID=26636406&ctd=165 |
Cartão-postal em preto e branco da Livraria Americana n. 11 de uma série sobre a cidade do Rio Grande. Foi emitido entre 1901-1902, mas este exemplar circulou em 1908.
Esta é a Rua Marechal Floriano esquina com a Rua Benjamin Constant na época chamada de Beco do Carmo. No lado esquerdo a grade é da Igreja do Carmo que foi demolida em 1928 para abertura da rua. O portentoso prédio da esquina é a Associação dos Empregados do Comércio evidenciando a importância econômica do comércio de importação e exportação praticado na cidade portuária.
Basicamente há uma valeta cortando a Rua Marechal Floriano, possivelmente era para o escoamento da água em direção a Rua Riachuelo e daí para descarga na Lagoa dos Patos junto ao Porto Velho.
Duas carroças morosamente estão em deslocamento e se observa os trilhos do bonde que, nesta época, era puxado por burros ou cavalos.
A vegetação na parte central, ao fundo, é a Praça Xavier Ferreira (Praça General Telles). No lado direito, ao fundo, o prédio da Alfândega. No primeiro plano à direita, um poste de telefônico.
O movimento de pedestres eram intenso nesta que era a principal rua comercial da cidade.
No lado esquerdo, alguns prédios mais à frente, estava estabelecida a Livraria Americana onde o cartão deve ter sido editado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário