Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

VENDAVAL NO HORIZONTE PRÓXIMO

 

Projeção de vento máximo do modelo WRF-ECMWF até 21h de quarta | METSUL https://metsul.com/quais-cidades-e-regioes-tem-maior-risco-de-temporais-e-vento-no-ciclone/. 18-08-2025, 11h28. 

Ciclone Extratropical se formará entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul entre amanhã, terça-feira e a quarta-feira. Chuva forte, temporais, ventos intensos... Em síntese, vem encrenca neste mês de agosto. Nada de novo no front! 

Entre o final da terça e o início da quarta-feira poderemos ter, no caso do município do Rio Grande e parte do litoral do Sul, ventos muito intensos/fortes. 

Vejamos a previsão de cidades mais atingidas, conforme a MetSul:

"No litoral e sobre a Lagoa dos Patos, o vento deve ser mais forte. As rajadas no final da terça e durante a quarta-feira devem ficar entre 70 km/h e 90 km/h em vários pontos da faixa costeira, mas isoladamente podem ocorrer rajadas próximas, ao redor e até acima de 100 km/h. O vento pode soprar com rajadas fortes a muito fortes em Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Osório, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Também são áreas com potencial para vento forte a intenso São José dos Ausentes, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Rolante, Riozinho, Camaquã, Santo Antônio da Patrulha, Barra do Ribeiro, Arambaré, Cristal, Tapes, Turuçu e São Lourenço do Sul". 

Portanto, é fundamental manter carregadas as luzes de emergência e baterias para celular etc. Que lugares serão sorteados pelo vendaval para promover problemas mais significativos só saberemos ao longo de mais este ciclone extratropical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário