Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 25 de junho de 2025

TRANSBORDAMENTO DO GUAÍBA

 

Guaíba fora do leito no cais Navegantes na altura do clube GPA | METSUL, 24-06-2025, 23h40.  https://metsul.com/guaiba-transborda-no-cais-navegantes-e-continua-a-subir-em-porto-alegre/?LQ_Z_QKa90g.

Na noite do dia 24 e na madrugada do dia 25 de junho o Guaíba está transbordando em algumas áreas de Porto Alegre. 

O nível do Guaíba está em 2 metros e 87 centímetros às 00h30. A cota de inundação no Cais da Mauá é de 3 metros, porém, em áreas mais baixas já ocorre o avanço das águas: refluxo da água pelo esgoto pluvial no Quarto Distrito, na zona norte a água avança no Cais Navegantes e em outros pontos. O motivo não é mais o forte vento e sim a chegada ao Guaíba da segunda onda de vazão dos rios Taquari e Caí, somadas ao alto volume do rio Jacuí. Nas próximas horas, o nível pode se elevar se aproximando da cota de inundação no Cais da Mauá. 

A expectativa é que o transbordamento seja parcial e que o fluxo continue a seguir intenso para a Lagoa dos Patos. Aí o drama terá continuidade atingindo às comunidades que vivem nas margens desta gigantesca Lagoa (ou Laguna de tipo estrangulado). 

Neste dia 24, ocorreu o avanço das águas por várias ruas da cidade do Rio Grande. O vento intenso que acompanha esta poderosa massa polar, foi o responsável pela elevação do nível. O vento está reduzindo o que é ótimo. Porém, às águas da enchente em curso no Rio Grande do Sul, estarão chegando a Barra do Rio Grande a partir da quinta-feira. 

Como Rio Grande tem muitas áreas urbanas baixas, o nível da Lagoa dos Patos (e consequente aumento do Saco da Mangueira) é sempre um fator de apreensão. Em especial, a expectativa é a dimensão do impacto nas Ilhas da Torotama, dos Marinheiros e do Leonídio que poderá trazer prejuízos aos moradores. 

Em Rio Grande nos próximos dias, olhos apreensivos estarão voltados para a Lagoa dos Patos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário