Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 25 de junho de 2025

PATAGÔNIA (1900)

 

https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/15591238524/in/photostream/


Card alemão da empresa C. G. Muller's Pommerania Margarine com o tema "Amor de Mãe" editado em 1900. A empresa foi fundada em 1872 e produzia margarina, banha e geleia. Uma mensagem em alemão afirma que o melhor substituto para a manteiga é a margarina. 

A gravura remete a Patagônia, região geográfica mais ao sul da Cordilheira dos Andes localizada entre a Argentina e o Chile. A adaptação humana é difícil devido a baixa temperatura e ao predomínio de pradaria seca. O clima inóspito não impediu que grupos de caçadores-coletores ocupassem algumas áreas desde 9.000 a.C. Desde 2.500 a.C. o povo Tehuelche estava radicado na Patagônia, especialmente, na parte sul da Argentina. Eram nômades e seus acampamentos ou toldarias eram chamados de "aik". O estilo do toldo da gravura remete aos Tehuelche, apesar de a partir do século XVII, os Mapuches (Araucanos) migram do centro e sul do Chile estabelecendo relações culturais e biológicas que aproximam os dois grandes grupos, dificultando a diferenciação. 

Porém, o estilo de acampamento como retratado na gravura, remete ao povo Tehuelche. Duas mulheres cuidam de uma criança; ao fundo dois homens conversam e próximo está um cavalo que foi introduzido na Patagônia pelos espanhóis; um menino está treinando com o laço e também poderia ser um treinamento para o uso de boleadeiras para caça de animais; elementos da cultura dos gauchos está presente na imagem. 

Completando a gravura está uma espécie de ave não identificada para a região da Patagônia: talvez exista apenas na criatividade do artista. A fêmea e o filhote de macaco é uma imagem anacrônica pois, a espécie não existe na Patagônia.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário