Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 24 de julho de 2024

PRAIAS DA FRANÇA - BIARRITZ

https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/7855420796/in/photostream/

 Estou iniciando a divulgação de cards de 1900 de uma série sobre As Praias da França (Les Plages de France). Os colecionáveis foram anexados nos Biscuits Pernot (empresa francesa fundada em 1869 em Dijon).

Algumas destas praias já eram conhecidas (mesmo que oralmente) pelos empresários que em 1885 começaram a discutir a criação de um balneário na costa do mar em Rio Grande. O banho de mar medicinal, as sociabilidades e uma estrutura física para receber veranistas, tinha por inspiração o sucesso dos balneários europeus e também em Montevidéo, como é o caso de Pocitos. 

O Balneário Vila Sequeira/Cassino foi inaugurado em janeiro de 1890 com hotelaria e linha de trem, além de toda estrutura à beira-mar para os banhos e sociabilidades.  

Um dos balneários citados na documentação para a edificação de uma estrutura de banhos no extremo sul do Brasil foi Biarritz. Exatamente, o tema tratado neste card de 1900. 

Biarritz está localizada no sudoeste da França e perto da fronteira com a Espanha. A cidade francesa faz parte do departamento dos Pirinéus Atlânticos. Constituída por praias de areia fina e falésias, possui temperaturas agradáveis para o padrão francês. 

Especialmente, com a divulgação de suas belezas pelo poeta Vitor Hugo a partir de 1843, quando ainda era uma vila de pescadores de baleias. Biarritz foi se projetando como um dos balneários mais frequentado pelas elites europeias na segunda metade do século XIX. 

No card está um detalhe da Le Rocher de la Vierge, a Rocha da Virgem é uma estátua instalada pelos pescadores em 1865. Napoleão III mandou perfurar a rocha e construir uma passarela. Em 1887, Gustave Eiffel projetou uma passarela de metal que se observa no card.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário