Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1897. http://memoria.bn.br |
Casa Palhares, no ano de 1897! Já é a quarta razão social desta firma estabelecida na cidade do Rio Grande. A primeira razão social remontaria a meados do século XIX?
A história do comércio, não na esfera do macro comércio, mas da história da razão social de cada empresa, ainda não foi realizada em Rio Grande. Na maioria das vezes, temos apenas fragmentos de informações sem uma historicidade sistematizada.
Precisaríamos de mais pesquisadores empíricos desejosos de fazer este levantamento de dados que permitiria o resgate da memória dos espaços comerciais em Rio Grande. Quando surgiu; qual o ramo que atuava; qual a motivação econômica local que propiciou o estabelecimento; quais as "razão social" assumidas; momentos de expansão e retração do comércio local e regional; impactos das crises locais, nacionais e internacionais nas atividades; qual o tempo de duração da empresa e se manteve a formação na esfera familiar ou entre famílias; as novas ofertas de produtos industriais e o impacto nos hábitos de consumo gerando falências ou mudanças de ramo comercial; a crise do comércio de importação e exportação e seu impacto no abandono e decadência material das áreas comerciais da cidade etc. Enfim, os questionamentos são tantos que possibilitariam ampliar a compreensão das pulsações da vida de uma cidade, especialmente, numa em que o comércio teve um papel tão relevante como na cidade do Rio Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário