Acervo: Luiz Henrique Torres. |
Card belga da empresa Liebig editado em 1900. O desenho é de um eclipse total do sol.
O astrônomo Johannes Kepler (ou Jean Kepler em francês) nasceu em 1571 na cidade de Weil der Stadt (atual Alemanha) e faleceu em 1630 na cidade de Ratisbona (atual Alemanha).
Kepler está ligado ao momento histórico da Revolução Científica do século XVI-XVII em que as bases explicativas da Escolástica Medieval estavam sendo questionadas no Renascimento intelectual europeu. Avanços no campo da matemática, física, química, ótica e astronomia, começam a lançar novos pressupostos para a investigação cosmológica.
O campo em que Kepler é mais lembrado é o do desenvolvimento das Leis da Mecânica Celeste (estudo dos movimentos dos corpos celestes). O movimento dos corpos (planetas, satélites etc) que orbitam um astro (exemplo o sol) são explicados pelas leis: da órbita elíptica, das áreas e dos períodos.
A publicação em 3 volumes do livro Epitome Astronomiae Copernicanae (1618-1621) influenciou muitos cientistas como é o caso de Isaac Newton que desenvolveu a teoria da força universal da gravidade em 1687.
Abaixo, a obra de Kepler "Harmonia dos Mundos" de 1619.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler#/media/Ficheiro:Harmonices_Mundi_0001-lg.jpg |
Nenhum comentário:
Postar um comentário