Acervo: Luiz Henrique Torres. |
Card Liebig editado na Bélgica em 1900. A série é dedicada aos "Grandes Astrônomos".
O inglês Isaac Newton (1642-1727) foi um astrônomo, físico, matemático e teólogo. É o autor de Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), livro publicado em 1687 e a base para Mecânica Clássica que rege a nossa vida cotidiana no planeta Terra.
Recordemos as Três Leis de Newton: Lei da Inércia (“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele”; Lei do Princípio Fundamental da Dinâmica (“A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada”); Lei da Ação e Reação (“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos”).
No campo da Astronomia, Newton deixou grandes contribuições, em especial, no campo da Mecânica Celeste com sua Teoria Gravitacional em que a atração entre os corpos siderais está na razão direta de suas massas e na razão inversa ao quadrado da distância que os separam. Os estudos de Kepler foram fundamentais para o desenvolvimento da Lei da Gravitação Universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário