Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 3 de maio de 2024

PORTO ALEGRE E A INVASÃO DAS ÁGUAS

 

Porto Alegre no dia 3 de maio de 2024. À direita o Mercado Público e à esquerda a Prefeitura Municipal. Ao fundo o Cais da Mauá. Fotografia: GIULIAN SERAFIM/PMPA. In: https://metsul.com/porto-alegre-3-de-maio-de-2024/

Parte do centro de Porto Alegre foi tomado pelas águas do Guaíba!

 A água se aproximou da Rua da Praia e foi o resultado, especialmente, do refluxo do esgoto pluvial.  Apesar de ter ocorrido problemas em algumas comportas, imaginem o que ocorreria sem a existência do Muro da Mauá com o Guaíba podendo avançar livremente para a área urbana? O impacto poderia igualar ou superar a paradigmática enchente de maio de 1941. Demorou 83 anos e o que parecia inviável aconteceu.

O que aconteceu? Um presente tardio do El Niño? Um rio atmosférico que migrou da Amazônia para as nossas cabeças e que ficou imobilizado na atmosfera despejando centenas de milímetros de chuva? Todos os rios que desaguam no Guaíba tiveram cotas muito altas formando a tempestade perfeita hidrológica? Este é o novo normal climático? Todos estes fatores, e outros, poderão explicar o que aconteceu neste dia 3 de maio de 2024.  

Especialmente, não o que aconteceu e sim o que continua a acontecer: nesta noite da sexta-feira, a altura chegou a 4,70 metros. Somente 6 cm abaixo da cota de 1941. E o problema é que a tendência não é de baixa. Os próximos dias serão muito difíceis, ainda mais, com previsão de mais chuva para o final de semana. 

O desejo aos porto-alegrenses e rio-grandenses é de muita força e resiliência. 

*Às 22 horas deste dia 3 de maio a régua instalada no gasômetro marcou 4,80 metros. É a maior enchente da história de Porto Alegre e poderá ser a maior da história da Lagoa dos Patos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário