https://www.saladesituacao.rs.gov.br/03-05-2024, 04h51. |
Noite difícil para dormir!
Esta sexta e o sábado serão dias muito importantes para a definição de novos enfrentamentos a serem realizados pelos gaúchos.
O Lago Guaíba não para de subir. Às 20h15 do dia 2 de maio estava em 3,50 metros. Três horas depois, às 23h15 chegou aos 3,69 metros. Ou seja, o ritmo estava em cerca de 6 cm por hora. Seguindo esta tendência, agora são 04h15 do dia 3 de maio, o Guaíba pode ter subido mais 30 cm e estar chegando aos 4 metros. Porém, não tenho esta informação oficial.
É uma madrugada insana em que cruzo informações e dados buscando uma projeção de hipóteses para os acontecimentos que poderão se desencadear em poucas horas ou dias em Rio Grande e região. E o motivo foi ter observado que a Lagoa dos Patos em Rio Grande está num nível alto. E não chegou a vazão absurda do Vale do Taquari e que virá pelo Rio Jacuí. Estamos recebendo outros aportes que começaram a impactar o nível.
A Lagoa (Laguna) dos Patos é constituída por um longo caminho de 250 quilômetros a serem percorridos pelas às águas entre o fim/início do Guaíba na Ponta de Itapuã e o adentrar na Lagoa dos Patos. Porto Alegre é a expectadora privilegiada que assiste o Guaíba receber aportes das bacias hidrográficas dos Rios Taquari, Jacuí, Sinos, Caí e Gravataí. A mansidão ou as enchentes produzidas neste encontro das águas faz de Porto Alegre o epicentro dos olhares atentos/ansiosos localizados mais ao sul para os fenômenos hidrológicos que ocorrem no Guaíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário