Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 6 de maio de 2024

ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS

 

Lagoa dos Patos e Estuário (tracejado em quadro na parte inferior). Acervo: FREITAS, Ubiratan de; NIENCHESKI, Luis; ZARZUR, Simoni; MANZOLLI, Rogério; VIEIRA, João P. & ROSA, Leonardo.  Influência de um cultivo de camarão sobre o metabolismo bêntico e a qualidade da água. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Campina Grande: v.12, n.3,2008.


O que é o Estuário da Lagoa dos Patos?

Trata-se da área compreendida entre a Barra do Rio Grande e a Ponta da Feitoria (Pelotas) é considerada como o Estuário da Lagoa dos Patos. Portanto, são aproximadamente 70 km da embocadura da Lagoa dos Patos com o Oceano, onde ocorre de forma intensa o processo de contato das águas salgadas do Atlântico com o fluxo de água doce da Bacia Atlântica.

Isto não impede que em certas condições, a maré salina invada a Lagoa até a altura do Rio Guaíba. A área do Estuário estende-se por cerca de 900 km², constituindo uma área de marisma (mistura entre água doce e salgada formando uma vegetação de gramíneas e juncos) com grande biodiversidade e onde ocorre a reprodução/proteção para várias espécies.

Várias ilhas estão localizadas nesta área: entre outras, está a Ilha da Pólvora onde está edificado o EcoMuseu e a Ilha dos Marinheiros, a maior do Rio Grande do Sul.

O escoamento final das águas ocorre na Barra do Rio Grande quando esta encontra o Oceano Atlântico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário