Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 6 de maio de 2024

LAGOA DOS PATOS

 

Lagoa dos Patos e Rio Grande de S. Pedro. José Custódio de Sá e Faria, 1763.
Acervo: Biblioteca Nacional (RJ). 

 Vamos entender um pouco mais do fenômeno da enchente que se avizinha.

 O que é a Lagoa dos Patos? 


É a maior Lagoa de tipo estrangulado (choked laggon) do mundo, estendendo-se na direção NE-SW entre as latitudes 30°30’S e 32º12’S. Está localizada na Planície Costeira do Rio Grande do Sul e recebe grande volume de água doce dos rios ao norte da planície costeira e dos rios afluentes da Lagoa dos Patos. Cinco unidades biológicas a constituem: Rio Guaíba, Enseada de Tapes, Lagoa do Casamento, Corpo Central Lagunar e Estuário. Junto a Barra do Rio Grande, ocorre o escoamento da água doce e o ingresso de água salgada neste sistema de 260 km de extensão. Suas margens fazem parte dos municípios de Viamão, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Tapes, Arambaré, Camaquã, Turuçu, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Mostardas, Tavares e São José do Norte.

A tradição dos mapas e documentos legou o termo Lagoa dos Patos. Porém, cientificamente, a denominação correta é Laguna dos Patos. Laguna, geomorfologicamente, se refere a uma depressão formada por água salgada ou salobra que se localiza nas proximidades da costa litorânea. A comunicação com o oceano se faz através de um canal onde o fluxo de água doce e de água salgada interage. No caso da Laguna dos Patos, o intenso despejo de água doce de vários rios fazem com que, na maior parte de sua extensão, predomine a água doce.

A Lagoa dos Patos, ao norte, é a principal receptora da bacia hidrográfica atlântica recebendo as águas do Rio (Lago) Guaíba o qual foi formado pelas águas do Delta do Guaíba (Rios Jacuí, Taquari, Caí, dos Sinos e Gravataí). Apresenta uma ramificação a nordeste que é a Lagoa do Casamento. Recebe as águas do Rio Camaquã e comunica-se com a Lagoa Mirim através do Canal do São Gonçalo. A vazante adentra vários quilômetros no Oceano Atlântico, próximo a Barra do Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário