Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

O REMÉDIO PARA A FAMÍLIA EM 1897

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1897. http://memoria.bn.br/

 O médico "mais antigo que atuava no Rio Grande do Sul no ano de 1897", Dr. Heinzelmann, estava receitando as "pílulas anti-dyspepticas" e a Livraria Americana mantinha os estoques do produto em Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande.  Os vidros de pílulas também eram enviados pelo Correio. 

Sejam em jornais, almanaques ou revistas de variedades, os anúncios com produtos medicinais eram dos mais presentes nestes veículos na segunda metade do século XIX e se estendeu por grande parte do século XX. A manipulação homeopática (boticas) ou relativamente artesanal, será em grande parte superada com a criação dos grandes laboratórios alopáticos que passaram a investir pesado em propaganda. 

Em jornais que pesquiso entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o recurso mais utilizado é trazer o depoimento de um usuário do medicamento ou associar o produto a um médico ou profissional da área de Medicina o qual afirma que o "remédio funciona". Muitas vezes o remédio leva o nome de um médico muito conhecido como é o caso desta "pílula anti-dyspeptica" e já tem um longo tempo de utilização: no caso, teria sido receitado desde o ano de 1849. E com sucesso...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário