Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1910. http://memoria.bn.br |
O avanço da arte da fotografia exigia grande habilidade na escolha do tema, do tempo de exposição do obturador, das condições de luminosidade, da incidência excessiva de luz na lente da câmera, da distância e do foco do objeto, dos movimentos das pessoas ou veículos, dos desagradáveis curiosos que eram atraídos pelo equipamento do fotógrafo etc. Sobrevivendo a estas etapas, um dos piores momentos era a revelação dos negativos. O tempo de exposição nos produtos químicos modificavam completamente a qualidade do serviço e faziam os novatos, muitas vezes, aposentarem seu equipamento.
A Livraria Americana, em sua loja em Rio Grande, estava vendendo o Photometro Watkins que trazia um papel sensível que devia assinalar o momento ideal de tirar a chapa do contato com os produtos químicos de revelação. A literatura especializada deve explicar detalhadamente como ele funcionava.
Este é mais um capítulo da história da fotografia que pode ser parcialmente contado através dos anúncios veiculados em jornais, revistas e almanaques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário