Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

SECA NO AMAZONAS EM 2023

 

Alex Pazuello/SECOM-AM. Reproduzido de: https://metsul.com/wp-content/uploads/2024/01/amazonas1901.jpg

Artigo publicado na The Conversation por Philip Fearnside e Rosimeire Araújo Silva (Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA) traz uma reflexão incisiva sobre os efeitos do desmatamento na Amazônia sobre o equilíbrio do regime de chuvas no Brasil. A ausência da umidade amazônica alteraria os rios atmosféricos que alimentam com chuvas grande parte do país. Isto provocaria um grande impacto na produção agrícola e até no fornecimento de água potável para a população. 

Conforme os autores "no caso do Brasil, tanto as emissões de combustíveis fósseis quanto o desmatamento devem ser contidos, e o país está, em grande parte, no caminho errado em ambas as áreas. No caso dos combustíveis fósseis, o governo brasileiro está pressionando para abrir novos campos de petróleo e gás no estuário do rio Amazonas, nas águas costeiras do nordeste do Brasil e na floresta amazônica".

Para conhecer às ideias dos autores, sugiro acessar a Metsul no seguinte endereço: https://metsul.com/2024-01-19-clima-seca-amazonia-el-nino/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário