Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

RUA MARECHAL FLORIANO

 

Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Cartão fotográfico mostrando trecho da Rua Marechal Floriano entre Rua dos Andradas (posição do fotógrafo) em direção a Rua Duque de Caxias. À direita está a Praça Xavier Ferreira e o afluxo de pedestres é intenso no "boulevard Rio-Grandense". Data hipotética: 1940. 

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

FÁBRICA ALIANÇA E LOJA DO PEGAS EM 1910

 

Acervo: Biblioteca Nacional. 

Anúncios publicados no Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1910. 

Na parte superior a Fábrica Aliança de Miguel José de Araújo & C. especializada em fumos, cigarros e charutos havaneses e nacionais. 

Na parte inferior foi contemplada a Loja do Pegas de propriedade de Antonio Pereira Pegas assinalando mais um exemplo da presença do capital português no comércio local. Seu gênero é ligado ao vestuário e era uma das lojas mais frequentadas da cidade. Estava estabelecida na Rua Marechal Floriano e não na Rua Marecaal Floriano.  

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

BROMBERG EM 1910

 

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1910.
Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Neste anúncio da Bromberg & C. são divulgados produtos e marcas que se destacavam em 1910. 

A Bromberg negociava máquinas de costura das marcas Victoria, Saxonia e New Home. São citadas as marcas Berta de fogões e cofres, Espada de artigos de metal prateados, Sem Rival de arames de aço e vários produtos e marcas afamadas naquele período. 

domingo, 28 de janeiro de 2024

DESENHO E PINTURA EM 1912

 

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1912. http://memoria.bn.br

A Livraria Americana tinha um seção de "Desenho e Pintura" com grande e variado sortimento de artigos de fabricantes de reputação e com preços sem concorrência. 

O anúncio permite ter uma noção de alguns dos produtos disponíveis no ano de 1912.

sábado, 27 de janeiro de 2024

CÉU ALARANJADO






Fotografias: Luiz Henrique Torres. 
 

Imagens do final da tarde do dia 26 de janeiro. Pelo tom das cores do céu, tudo indica que teremos um belo sábado neste verão que tirou férias do calor excessivo. 

TRÁGICO ACIDENTE NAVAL EM 1912

 
                                                                        http://memoria.bn.br

No Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1912 foi feita a reprodução de matéria publicada no jornal O Intransigente da cidade do Rio Grande. 

Refere-se a um trágico acidente naval na Lagoa dos Patos ocorrido no dia 24 de janeiro de 1909 e que resultou na morte de duas crianças. Uma forte rajada de vento fez um iate adernar na altura da Coroa Miguel da Cunha próximo a ponta leste da Ilha dos Marinheiros. 

A fatalidade foi narrada em detalhes e com dramaticidade narrativa que era característica da imprensa deste período.  

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

ALMANAQUE DO RS PARA 1917

 

http://memoria.bn.br



Esta é a última página publicada pelo Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul. 

É a edição número 29 lançada no ano de 1917 com o selo da Livraria Americana. 

Entre o seu primeiro número em 1889 até esta última edição foram publicadas mais de 8 mil páginas. 

O editor Alfredo Ferreira Rodrigues deixou um legado consistente para conhecer aspectos da vida urbana e rural, da população e sociedade, da cultura e literatura Rio-Grandense na transição do Império para a República Velha. 

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

SELO BARBA BRANCA

Acervo: https://www.betoassef.com.br/

 Este é um raro bloco com 25 selos não obliterados com a efígie do Imperador D. Pedro II. O valor facial é de 10 réis. 

É conhecido por "Barba Branca" e foi emitido em agosto de 1877 na American Bank Note Company (Nova Iorque). 

Está sendo leiloado por valor inicial de R$1.800,00. 

SELO AURIVERDE

Acervo: https://www.betoassef.com.br/

A imagem mostra uma rara página ou um bloco composto por 25 selos não obliterados e trazendo a efígie do Imperador D. Pedro II. A peça está sendo leiloada por R$7.500,00. 

Trata-se do selo de "Trezentos Réis" emitido no ano de 1878 e conhecido entre os filatelistas por "auriverde" ou "abacaxi". Foi a primeira emissão em duas cores na história postal brasileira. 
 

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

BROMBERG - SECÇÃO DE MACHINAS

 

http://memoria.bn.br

No Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1911 foi publicado mais um anúncio do "Sector de Machinas" da Bromberg & Cia. 

A matriz da Bromberg era em Hamburgo na Alemanha. Suas filiais no Brasil estavam no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e em outras cidades. 

A filial de Rio Grande estava dividida em vários setores e ocupando vários prédios. Era possível comprar de um prego a um automóvel nos diferentes departamentos desta empresa. 

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

FOTOGRAFIA EM 1910

 

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1910. http://memoria.bn.br

O avanço da arte da fotografia exigia grande habilidade na escolha do tema, do tempo de exposição do obturador, das condições de luminosidade, da incidência excessiva de luz na lente da câmera, da distância e do foco do objeto, dos movimentos das pessoas ou veículos, dos desagradáveis curiosos que eram atraídos pelo equipamento do fotógrafo etc. Sobrevivendo a estas etapas, um dos piores momentos era a revelação dos negativos. O tempo de exposição nos produtos químicos modificavam completamente a qualidade do serviço e faziam os novatos, muitas vezes, aposentarem seu equipamento. 

A Livraria Americana, em sua loja em Rio Grande, estava vendendo o Photometro Watkins que trazia um papel sensível que devia assinalar o momento ideal de tirar a chapa do contato com os produtos químicos de revelação. A literatura especializada deve explicar detalhadamente como ele funcionava. 

Este é mais um capítulo da história da fotografia que pode ser parcialmente contado através dos anúncios veiculados em jornais, revistas e almanaques.  

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

SECA NO AMAZONAS EM 2023

 

Alex Pazuello/SECOM-AM. Reproduzido de: https://metsul.com/wp-content/uploads/2024/01/amazonas1901.jpg

Artigo publicado na The Conversation por Philip Fearnside e Rosimeire Araújo Silva (Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA) traz uma reflexão incisiva sobre os efeitos do desmatamento na Amazônia sobre o equilíbrio do regime de chuvas no Brasil. A ausência da umidade amazônica alteraria os rios atmosféricos que alimentam com chuvas grande parte do país. Isto provocaria um grande impacto na produção agrícola e até no fornecimento de água potável para a população. 

Conforme os autores "no caso do Brasil, tanto as emissões de combustíveis fósseis quanto o desmatamento devem ser contidos, e o país está, em grande parte, no caminho errado em ambas as áreas. No caso dos combustíveis fósseis, o governo brasileiro está pressionando para abrir novos campos de petróleo e gás no estuário do rio Amazonas, nas águas costeiras do nordeste do Brasil e na floresta amazônica".

Para conhecer às ideias dos autores, sugiro acessar a Metsul no seguinte endereço: https://metsul.com/2024-01-19-clima-seca-amazonia-el-nino/.


ANOMALIA MAGNÉTICA DO ATLÂNTICO SUL

 

Perturbação magnética em azul e preto conforme o NOOA. Acessado em https://metsul.com.

Um tema que está em alta é sobre a Anomalia Magnética do Atlântico Sul, uma vasta área localizada na América do Sul (incluindo o Rio Grande do Sul) em que ocorre o enfraquecimento do campo magnético da Terra. 

Estudos recentes indicam que estas perturbações já ocorrem a pelo menos 11 milhões de anos. Portanto, não indicam uma reversão iminente dos polos magnéticos do planeta.  

Outro aspecto investigado é sobre a ação da Anomalia na segurança humana nos voos comerciais. Foi, inicialmente, descartado a exposição a radiação numa altitude de até 13 mil metros. O problema ocorre com os satélites que estão em órbita em altitudes muito superiores e onde a defasagem da proteção magnética da Terra é um grave problema. A radiação cósmica pode provocar avarias nos sistemas eletrônicos dos satélites. 

O assunto ainda promete muitas discussões e novas descobertas. 

Maiores informações é só acessar o site da Metsul:

https://metsul.com/2024-01-21-anomalia-magnetica-atlantico-brasil/


LEAL, SANTOS & CIA EM 1911

 

http://memoria.bn.br

Este anúncio no Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1911 divulga a Leal, Santos & Cia, fundada em Rio Grande no ano de 1889. 

Foi a empresa de bolachas e conservas, de Rio Grande, que mais se projetou em nível nacional. Investiu muito na divulgação através de anúncios publicados em revistas de circulação no eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Minas Gerais. 

domingo, 21 de janeiro de 2024

UMA PONTE NO CANALETE EM 1930

Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Esta fotografia de 1930 faz referência a construção de uma "Ponte no Canal" na rua General Vitorino. 

Estamos observando a construção da ponte observada na imagem do google. Trata-se do Canalete da Major Carlos Pinto na parte final da Rua General Vitorino quando passa a se denominar Avenida Pelotas. 

A Avenida Major Carlos Pinto segue no sentido leste e oeste. Seguindo ao norte (parte superior) adentramos na Cidade Nova que ainda engatinhava meio século depois do rompimento da linha de trincheiras que passavam nas imediações desta área (estendendo-se entre o Saco da Mangueira e a Lagoa dos Patos). 

As obras do Canalete tiveram início na década de 1920 e foram essenciais para o controle de inundações via Lagoa dos Patos e do escoamento pluvial. No presente, o trânsito é muito intenso nesta área. 
 



sábado, 20 de janeiro de 2024

ELEFANTE-MARINHO NO CASSINO

 

Fotografias: Luiz Henrique Torres. 

Na sexta-feira, dia 19 de janeiro, por volta das 16h, um Elefante- marinho-do-sul (espécie Mirounga Leonina) concentrava a atenção de muitas pessoas nas proximidades dos Molhes da Barra na praia do Cassino. 

Estendido na areia, parecendo cansado e sonolento, o Elefante- marinho estava recuperando as energias dando um cansaço nos técnicos do Centro de Recuperação de Animais Marinhos da Furg. Por comentários, escutei que ele se lançava ao mar e retornava para a areia. O que se buscava, pelo profissional do CRAM, era que ele retornasse as águas marinhas e lá permanecesse.  

O fim da história não pude esperar para poder contar. Apenas algumas fotografias ficaram da visão do Elefante-marinho numa área que foi isolada do público pois ele é bastante agressivo e presença humana pode ser perturbadora. 

Que tenha boa sorte em sua viagem de milhares de quilômetros pelo Oceano Atlântico. Claro, quando ele resolver partir... 




PONTE FERROVIÁRIA NO RIO PIRATINI

Acervo: Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro). 

O fotógrafo Augusto Amoretty congelou o tempo de uma imagem que ele clicou entre 1883-1884: a ponte ferroviária sobre o Rio Piratini, atual divisa entre Cerrito e Pedro Osório. 

A estrada de Ferro Rio Grande a Bagé foi inaugurada em 2 de dezembro de 1884. 

Nesta estação ferroviária, o Rio Piratini atraiu a atenção dos passageiros que circulavam nos trens e foi organizado  um balneário que atraiu excursionistas. Trens eram fretados, exclusivamente, para aproveitarem as belezas naturais do local. 

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

EDGAR ALLAN POE

 

Daguerreótipo de 1848.Acervo: Museu de Edgar Allan Poe. 


Hoje, 19 de janeiro, é o aniversário do mestre do romantismo sombrio: Edgar Allan Poe. 

Seu nascimento ocorreu neste dia, no ano de 1809, em Boston, no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Se passaram 215 anos. 

Poe atuou como jornalista, poeta, contista, romancista, crítico literário, conferencista e editor. Com 18 anos, em 1827, publicou seu primeiro livro  (Tamerlane) e sua produção foi volumosa até sua morte em 1849, com apenas 40 anos. 

As contribuições de Poe a tradição do horror gótico foram marcantes. Também se dedicou a vários gêneros de ficção e foi criador da ficção policial. 


Contextualizando a fotografia de Poe (no alto), foi reproduzida a explicação publicada no site https://encyclopediavirginia.org/8885-068bb7d0f136420/:

"Esta imagem do autor Edgar Allan Poe é uma cópia de um daguerreótipo feito por Edwin H. Manchester no estúdio Masury & Hartshorn em Providence, Rhode Island, em 9 de novembro de 1848. Quatro dias antes, Poe havia tomado uma overdose de láudano em uma tentativa de suicídio depois que Sarah Helen Whitman, uma poetisa local, recusou sua proposta de casamento. Whitman chamou esse retrato escuro de Ultima Thule , do grego e do latim, significando os confins mais extremos do mundo e aludindo ao poema "Terra dos Sonhos" de Poe. Mais tarde, ela disse a um biógrafo de Poe que a imagem "foi tirada depois de uma noite selvagem e distraída... deixou uma sombra sombria em sua testa". Michael Deas, especialista em imagens de Poe, descreveu este retrato como "a imagem do trágico poeta romântico: solene, desapegado, consumido por sua própria natureza descontroladamente autodestrutiva". O daguerreótipo original desapareceu em 1860, mas na década de 1850 Whitman mandou fazer pelo menos quatro cópias da imagem - incluindo esta, que mede apenas sete centímetros de altura. 
Poe era fascinado pela fotografia antiga e posou para pelo menos oito retratos em daguerreótipos entre 1842 e sua morte em 1849".




MEDICAMENTOS

 

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1917. http://memoria.bn.br

Os anúncios de medicamentos, para conquistar os consumidores, misturavam a dimensão "quase milagrosa" com o "caráter científico". 

Neste caso se trata de um depurativo do sangue o Galenogal que estava em uso há mais de 35 anos (o tempo era uma argumento da qualidade!), e era o "único depurativo científico" (egolatria não comprovada em teste cruzado entre pares!). Um famoso médico (isto era essencial para dar credibilidade!) recomendava o produto e mostrava o seu rosto na ilustração: neste caso o Dr. Fred Romano, com direito a reprodução da síntese do seu "currículo lattes" indicando ser formado em Medicina pela Faculdade de Londres e do Rio de Janeiro. Outro aspecto remete ao amplo espectro de uso do medicamento: não eram apenas os vampiros que sabiam que o sangue era essencial para a vida saudável e sua depuração era essencial. 

A disputa pela venda de medicamentos era acirrada. Era um momento de transição da homeopatia frente ao deslanchar das práticas da reprodução em massa dos remédios: a alopatia, que ao longo do século XX, irá se impor com o avanço das indústrias farmacêuticas.  

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

ANÚNCIOS NOS LÁPIS

Acervo: https://www.antiquearte.com.br/

Em tempos passados em que lápis era um produto de primeira necessidade, as casas comerciais passaram a utilizar este objeto popular para divulgar as suas empresas. 

Coleções destes lápis preservaram o nome de milhares de empreendimentos desaparecidos, a maioria esmagadora de pequeno porte, espalhados pelo Brasil. 

O anúncio em jornais era uma divulgação financeiramente inviável para a maioria das casas comerciais e os lápis eram um investimento que durava enquanto o apontador não acabava completamente com o sonho dos anúncios baratos. 

Num primeiro rastreamento, não encontrei pesquisas sobre este objeto que é parte da memória das práticas cotidianas.  Qual a historicidade deste objeto e seus períodos fundadores, áureos e de declínio?  
 

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

TEMPESTADES

 

Imagem de satélite do primeiro minuto do dia 17-01-2024. Risco de temporais severos no norte e nordeste do Rio Grande do Sul. https://www.facebook.com/metsulmeteorologia/?locale=pt_BR

A MetSul Meteorologia alerta desde o domingo e reforçou seu aviso ontem para uma onda de tempestades com chuva excessiva e temporais localmente fortes a severos com vento que atingirá o Rio Grande do Sul na segunda metade desta terça e durante a quarta-feira, estendo alguns modelos a forte instabilidade até o começo da quinta no Norte e no Nordeste gaúcho.  https://metsul.com/entenda-o-complexo-cenario-que-causara-chuva-intensa-e-fortes-temporais/.Terça-feira,16-01-2024, 11h28. 


Esperava que a Metsul tivesse errado a previsão de temporais para o Rio Grande do Sul na noite de 16 e madrugada de 17, mas, parece que a torcida não adiantou. Primeiras informações sobre o temporal em Porto Alegre são de muitos estragos. Gramado é outra cidade em que os comentários no facebook é de que "um furacão passou por ali". Em várias cidades surgem relatos de que o vento foi muito intenso e a chuva foi copiosa. Nas próximas horas poderemos ter uma visão mais objetiva da dimensão dos danos no Rio Grande do Sul nesta rodada de tempestades que teve início na terça-feira. 

Vários vídeos estão sendo compartilhados sobre a intensidade do temporal em Porto Alegre. Aqui está um dos endereços:  https://youtu.be/wlVY8Ldbobg

BERNARDO TAVEIRA JUNIOR

 



Acervo: Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro). 


A seção literária do Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1900 destacou o escritor, poeta e professor Bernardo Taveira Junior, nascido em Rio Grande no ano de 1836. 

Taveira teve uma forte presença na revista Arcádia (1867-1870) contribuindo para os fundamentos do regionalismo literário Rio-grandense. Dominava várias línguas e realizou traduções, inclusive de obra do filósofo Schiller. Foi abolicionista e republicano. Teve atuante presença na vida professoral e literária pelotense.  

O Almanaque de 1900 publicou uma poesia da obra As Provincianas

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

2023 - O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

https://metsul.com/omm-ratifica-2023-como-ano-mais-quente-da-historia-e-faz-alerta/

 A Organização Meteorológica Mundial divulgou que a temperatura média anual chegou próximo a 1,5% C no ano de 2023. Os meses de julho e agosto foram os mais quentes já registrados. Os últimos nove anos foram os mais quentes desde o início dos registros em 1850. 

Conforme a Metsul: "O relatório provisório da OMM sobre o Estado do Clima Global em 2023, publicado em 30 de novembro, mostrou que recordes foram quebrados em todos os aspectos. As temperaturas da superfície do mar foram excepcionalmente altas durante grande parte do ano, acompanhadas por ondas de calor marinhas severas e danosas. A extensão do gelo marinho na Antártida foi a menor registrada, tanto para o mínimo de fim de verão em fevereiro quanto para o máximo de fim de inverno em setembro. Essas mudanças de longo prazo em nosso clima se desdobram por meio do nosso clima no dia a dia. Em 2023, o calor extremo impactou a saúde e alimentou incêndios florestais devastadores. Chuvas intensas, inundações, ciclones tropicais de rápida intensificação deixaram um rastro de destruição, morte e enormes perdas econômicas".  https://metsul.com/omm-ratifica-2023-como-ano-mais-quente-da-historia-e-faz-alerta/.12-01-2024.  

Em março de 2024 será divulgado pela OMM o relatório final sobre o Estado do Clima Global em 2023 e seus impactos socioeconômicos. 

DR. PIO ÂNGELO DA SILVA



http://memoria.bn.br

O jornal Echo do Sul publicou algumas referências biográficas do Dr. Pio Angelo da Silva e a matéria foi reproduzida no Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1900. 

O falecimento do Dr. Pio, uma das maiores referências na prática da Medicina em Rio Grande, ocorreu em Montevidéo em 14 de abril de 1897. 

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

CASA PALHARES EM 1900

 

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1900. http://memoria.bn.br

A Casa Palhares era propriedade de Bernardino Lopes Palhares e trabalhava com torrefação de café, armazém de secos e molhados e importação de produtos portugueses. Vinhos, aguardente do reino, lagostas, polvo, figos, passas, nozes, queijos etc, chegavam pelos navios que atracavam no Porto do Velho do Rio Grande trazendo os sabores de Portugal para o extremo sul do Brasil. 

domingo, 14 de janeiro de 2024

LEAL, SANTOS EM 1900

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1900. http://memoria.bn.br

 

No ano de 1900, a Leal, Santos & Wald já estava fabricando bolachas e biscoitos que, nos anos seguintes, se tornaram conhecidos em vários estados brasileiros. O slogan já está definido: se igualar em qualidade com o produto inglês custando a metade do preço. Nos anos seguintes a divulgação em revistas e jornais se fundamentará na qualidade do produto e no menor preço em relação as bolachas importadas.  

As bolachas e biscoitos eram comercializadas em latas de diferentes tamanhos: para consumidores diretos ou para mercearias, padarias etc. O interessante seria ter acesso a um destes catálogos e mostruários que estavam sendo oferecidos neste ano de 1900. 

sábado, 13 de janeiro de 2024

TIPOGRAFIA DA LIVRARIA AMERICANA EM 1894

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1894. http://memoria.bn.br
 

No ano de 1894, a Livraria Americana estava oferecendo os seus serviços tipográficos inclusive "um esplêndido sortimento de cartões de fantasia para visita, casamento, menus, carteiras de baile etc". 

A qualidade gráfica da Livraria Americana foi se estruturando desde o seu surgimento em Pelotas em 1871. Nestas três décadas de experimentação, desenvolveu uma competência que explica a qualidade dos cartões-postais que começou a lançar entre 1901-1902. As coleções de postais da Livraria Americana se constituem num dos mais belos conjuntos artísticos da cartofilia brasileira. 

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

EMPRESA DE EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO

 

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1900. http://memoria.bn.br

Este anúncio evidencia a dimensão que poderia alcançar uma grande empresa de exportação e importação no ano de 1900. 

A Viuva Claussen & C. Successores de Porto Alegre, Rio Grande e São Paulo e a Arentz & C. atuavam com exportação de couros, cabelo (boi), lã, fumo, banha, arroz e outros produtos brasileiros. E importavam sal, moinhos da Alemanha, engenhos para açúcar dos Estados Unidos, artigos de borracha de Berlim, motores a gás, conservas e extrato de carne etc. Encarregavam-se de importar quaisquer gêneros e máquinas dos Estados Unidos e da Europa. 

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

CAMPOS MORAES & C.

 

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1894. http://memoria.bn.br

No ano de 1894 os vinhos da Real Companhia Vinícola do Norte de Portugal estavam distribuídos por Campos Moraes & C. nas cidades de Rio Grande e Porto Alegre. 

As duas cidades portuárias eram as responsáveis pela distribuição dos vinhos em outras localidades do Rio Grande do Sul. 

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

GRANDE EMPÓRIO DE SEMENTES EM 1911

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1911. http://memoria.bn.br

 No ano de 1911, a Livraria Americana -em suas casas de Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande-, vendia sementes importadas de grandes centros europeus. Inclusive semente de alfafa. 

As sementes eram plantadas e ficavam visíveis nas vitrines para confirmar a qualidade da germinação. A rigorosa preocupação com a qualidade chega a ser "patética" frente às atuais práticas de baixa qualidade e descarte dos produtos. 

O comentário é dirigido às mercadorias que são anunciadas para venda e que se busca atestar a qualidade e a longevidade dos materiais. Neste caso, até o alfafa deveria ter uma qualidade rigorosa. 

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

ALMIRANTE TAMANDARÉ

 

http://memoria.bn.br

O Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1900 traz uma biografia do Almirante Tamandaré e a data do seu falecimento em 21 de março de 1897. As fontes históricas reconhecidas se referem a data de falecimento como sendo 20 de março.

 O levantamento biográfico deixa claro que o nascimento de Joaquim Marques Lisboa foi na então Vila do Rio Grande de São Pedro em 13 de dezembro de 1807. 

domingo, 7 de janeiro de 2024

PELOTAS EM 1891

 


Acervo: Biblioteca Nacional (RJ). 


O Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1891 publicou esta matéria fazendo uma síntese da cidade de Pelotas nos primórdios da última década do século XIX. 

A expansão da economia charqueadora marcou a localidade desde o final do século XVIII e possibilitou uma rápida evolução político-administrativa que a tornou cidade em 1835. 

O charque garantiu um incremento comercial e de prestação de serviços que desencadeou um crescimento populacional que colocou Pelotas como a cidade mais populosa do Rio Grande do Sul apenas atrás da capital Porto Alegre. 

O texto começa afirmando que "indubitavelmente Pelotas é hoje a mais elegante cidade da república brasileira e uma das mais florescentes devido ao extraordinário aumento do seu comércio, indústrias e artes". Na sequência traz informações sobre estrutura urbana em diferentes ângulos. 

Este é mais um texto que traz a construção de Pelotas, a "Princesa do Sul" com a dimensão aristocrática, elegante, voltada a cultura teatral e literária, aprazível até nos aspectos pitorescos da natureza e um modelo civilizatório que transcende o regional e se projeta nacionalmente. 

A construção de uma identidade aristocratizada foi um projeto persistente que se estendeu ao longo do século XIX e que encontrou difusão na imprensa literária e noticiosa pelotense.   

sábado, 6 de janeiro de 2024

LEITURAS EM 1916

 

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para o ano de 1916. http://memoria.bn.br





Estas são apenas algumas das indicações de leituras, entre muitas outras, que estavam a venda na Livraria Americana no ano de 1916. Os catálogos de editoras ou de vendas de livros propiciam analisar os gêneros vendidos e interpretar o perfil dos leitores de livros técnicos, científicos e literários. 

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

ESPECIALIDADES DA LIVRARIA AMERICANA

 

http://memoria.bn.br

O Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1894 traz uma relação de produtos que estavam sendo comercializados pela Livraria Americana nas cidades de Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande. 

Os interesses abrangidos são amplos que vão da alfaiataria, música, horticultura, artes plásticas, cartas para jogar, pedras de louza para os escolares etc.