|
Daguerreótipo de 1848.Acervo: Museu de Edgar Allan Poe. |
Hoje, 19 de janeiro, é o aniversário do mestre do romantismo sombrio: Edgar Allan Poe.
Seu nascimento ocorreu neste dia, no ano de 1809, em Boston, no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Se passaram 215 anos.
Poe atuou como jornalista, poeta, contista, romancista, crítico literário, conferencista e editor. Com 18 anos, em 1827, publicou seu primeiro livro (Tamerlane) e sua produção foi volumosa até sua morte em 1849, com apenas 40 anos.
As contribuições de Poe a tradição do horror gótico foram marcantes. Também se dedicou a vários gêneros de ficção e foi criador da ficção policial.
Contextualizando a fotografia de Poe (no alto), foi reproduzida a explicação publicada no site https://encyclopediavirginia.org/8885-068bb7d0f136420/:
"Esta imagem do autor Edgar Allan Poe é uma cópia de um daguerreótipo feito por Edwin H. Manchester no estúdio Masury & Hartshorn em Providence, Rhode Island, em 9 de novembro de 1848. Quatro dias antes, Poe havia tomado uma overdose de láudano em uma tentativa de suicídio depois que Sarah Helen Whitman, uma poetisa local, recusou sua proposta de casamento. Whitman chamou esse retrato escuro de Ultima Thule , do grego e do latim, significando os confins mais extremos do mundo e aludindo ao poema "Terra dos Sonhos" de Poe. Mais tarde, ela disse a um biógrafo de Poe que a imagem "foi tirada depois de uma noite selvagem e distraída... deixou uma sombra sombria em sua testa". Michael Deas, especialista em imagens de Poe, descreveu este retrato como "a imagem do trágico poeta romântico: solene, desapegado, consumido por sua própria natureza descontroladamente autodestrutiva". O daguerreótipo original desapareceu em 1860, mas na década de 1850 Whitman mandou fazer pelo menos quatro cópias da imagem - incluindo esta, que mede apenas sete centímetros de altura.
Poe era fascinado pela fotografia antiga e posou para pelo menos oito retratos em daguerreótipos entre 1842 e sua morte em 1849".