Acervo: https://www.bvcolecionismo.lel.br |
Cartão-postal da Editora Pitombo Lima editado entre 1928-1930 mostra a Rua 24 de Maio e na esquina fica a Rua Senador Corrêa.
Em destaque um dos prédios que compunham o complexo da Companhia de Tecidos Ítalo Brasileira: o sobrado de moradia do diretor e família. Ao seu lado o prédio do Cine Guarani. Na esquina à direita um bonde que trazia operários para a fábrica. A bomba de gasolina da empresa de petróleo Anglo-Mexican com a suástica (que significava energia e não tinha relação com o símbolo nazista) e do outro lado da rua está o então Asilo de Idosos (muros são visíveis).
Interessante que neste ponto da Rua 24 de Maio já havia esta bomba de gasolina que devia atrair moradores deste entorno e da Cidade Nova. Após o surgimento da refinaria Ipiranga em 1937 e o estabelecimento de postos de gasolina na cidade, o prédio da esquina -ao fundo do bonde-, foi demolido e ali surgiu um dos primeiros postos de gasolina da cidade. Era um pequeno posto cuja arquitetura é um exemplo do que eram os postos de gasolina dos anos 1940. Apesar de abandonado sua estrutura se mantém parcialmente até o presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário