Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Entre os inúmeros Cinemas e casas de espetáculos que funcionaram em Rio Grande, teve destaque, em 1913, o "Cinema Rio Branco". O estabelecimento foi inaugurado em 1912 e seu nome foi dado em homenagem ao Barão de Rio Branco.
O anúncio do jornal Echo do Sul do dia 15 de março de 1913 possibilita conhecer alguns detalhes deste "centro de diversão para frequência exclusiva das exmas. famílias".
Cinema era muitas vezes uma chamada que além da projeção de filmes também oferecia performances de artistas, apresentações teatrais, shows musicais etc. As sessões iniciavam às 18 horas e se estendiam até às 23 horas.
Em que local funcionava? A entrada do "Cinema Rio Branco" ficava na Rua Marechal Floriano e a saída era pelo Beco do Afonso. Possivelmente, era um dos prédios na esquina entre estas duas ruas.
O cartão-postal com datação hipotética de 1905-1907 mostra -no lado direito -, a esquina das ruas Marechal Floriano (onde está o trilho do bonde urbano) com o Beco do Afonso. O "Cinema Rio Branco" só ocupou um dos prédios da esquina a partir de 1912.
*Curiosidade: o Beco do Afonso é a denominação de logradouro mais antiga ainda utilizada na cidade. Já estava no mapa urbano de 1829.
Nenhum comentário:
Postar um comentário