Abertura do programa na Bandeirantes. |
Conta a lenda que Cine Mistério (mantendo este nome na Bandeirantes) teria começado entre o final dos anos 1960 e início de 1970 e, com interrupções, se estendeu por parte desta década.
O que sei é que assisti aos primeiros filmes no ano de 1979 e foram fundamentais para pegar o gosto por filmes de terror/horror. O dia da semana era quinta-feira. O início da sessão era as 23h15 e se estendia até uma hora da madrugada. Assistir já era uma conquista familiar pois como levantar para a aula cansado cedo da manhã? Vantagens de ser jovem e ignorar o cansaço.
Foi ali que conheci uma pequena parte dos monstros da Universal e o gótico colorido da Hammer. Fui apresentado a Christopher Lee, Peter Cushing e Boris Karloff. Talvez, Vincent Price e Bela Lugosi? A memória não é clara mas recordo de assistir o meu primeiro filme de vampiros: "As Noivas de Drácula" (1960), Hammer Filmes e com a presença de Cushing como Van Helsing (Doutor em Ciências Ocultas por Leipzig). Foi uma apresentação glamourosa à estética gótica. Outro filme marcante foi "Drácula, Príncipe das Trevas" (1965) uma continuidade pesada do "Horror de Drácula" (1958). Também tinha muito filme B feito com poucos recursos, muitos improvisos e superações imaginativas. É o caso de "A Ilha do Terror" (1966) com Peter Cushing: na falta de dinheiro o que vale é a criatividade quase teatral dos atores.
Era esperar a propaganda do anúncio do próximo filme da noite da quinta-feira na Bandeirantes. Cruzar os dedos para fosse bom. Também, se o filme era médio ou fraco, já valia a curtição da espera das 23h15 para adentrar a madrugada. As pequenas conquistas tem ótimos sabores. Resistir aos comentários de que já era hora de conversar com o travesseiro só reforçava curtir o Cine Mistério.
O site filmow tem uma lista de filmes que teriam sido exibidos no Cine Mistério. O endereço é: https://filmow.com/listas/cine-band-misterio-l43231/
Este tema ainda tem muito a ser pesquisado pois as informações são bastante fragmentadas e até contraditórias. Analisar a programação de TV desde o início da década de 70 ou um pouco antes poderia permitir montar uma cronologia.
Cena de As Noivas de Drácula. Hammer Filmes. |