Acervo: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. |
Continuamos a investigar as mudanças urbanas ocorridas entre a elaboração desta planta da Vila do Rio Grande de São Pedro do ano de 1829 e a configuração do presente.
Mais um fragmento desta planta é mostrado acima.
É um momento de transição fundamental em que está surgindo uma das principais identidades locais: o Porto Velho do Rio Grande.
Por volta de 1825 ocorreram aterramentos das margens da Lagoa dos Patos na extensão entre a atual Almirante Barroso até o prédio da Alfândega. A atual Rua Riachuelo é fruto de intenso aterramento! Surge um logradouro chamado de Rua Nova das Flores que em 1865 passa a ser a Rua Riachuelo.
Antes da Rua Nova das Flores as águas se aproximavam dos pátios das casas que ficavam de frente para a Rua Direita que é a atual Rua Marechal Floriano. Não havia fachada de casas voltadas para o porto e sim de costas para às águas.
A Rua Nova das Flores nasce com os casarios voltados para a identidade local que é o espaço portuário e se tornará ao longo do século XIX, num processo rápido, uma das principais ruas de todo o Rio Grande do Sul.
Isto se deve ao grande número de empresas ligadas ao comércio de exportação e importação que aí se estabeleceram. A intensa movimentação portuária com navios de vários países e de outras províncias/estados brasileiros marcou esta espacialidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário