Acervo: Luiz Henrique Torres. |
O lançamento desta folhinha filatélica no dia 24 de junho de 1950, com o carimbo com esta data em forma de bola de futebol, evidenciava a grande expectativa dos brasileiros. Três selos da copa estavam sendo lançados e o Estádio do Maracanã estava em total evidência.
Afinal, era o maior estádio do mundo. A primeira partida oficial no Maracanã foi na primeira rodada da Copa de 1950, no dia 24 de junho e o Brasil venceu o México pelo placar de 4 x 0.
Pela primeira vez a Copa do Mundo era realizada no Brasil e iniciou de forma vibrante para os brasileiros o "IV Campeonato Mundial de Football".
O Brasil chegou ao final do campeonato com 4 vitórias e um empate. No dia 16 de julho o Maracanã recebeu um público de 200 mil pessoas para o jogo entre o Brasil e o Uruguai. Um empate bastava mas o resultado foi a derrota por 2 x 1 e o Bicampeonato do Uruguai.
A maioria dos 200 mil espectadores ficou sentado por mais de meia hora sem conseguir sair do estádio. Pareciam não acreditar no resultado.
A folhinha filatélica não deixou boas lembranças e deve ter sido escondida nos baús após o resultado. Felizmente, muitas restaram e é possível utilizá-las como uma fonte histórica na esfera imagética que retrata um período de expectativa e de desilusão.
Ou seja, mais histórico é impossível!
Verso da Folhinha. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário