Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 27 de junho de 2021

RARIDADE DO CONTO GÓTICO - A FREIRA (1801)

 

https://www.seboclepsidra.com.br/

A edição extra do Raridades do Conto Gótico (https://www.seboclepsidra.com.br/) lançada em janeiro de 2021 traz a continuidade do conto As Ruínas da Abadia de Fitz-Martin assinada por T. I. Horsley Curties. 

O conto é A Freira Sangrenta do Mosteiro de Santa Catarina e foi publicada na antologia Romances and Gothic Tales (1801). A estratégia narrativa é remeter a  leitura de um documento antigo para dar veracidade ao relato dos horrores vividos por personagens naquela abadia. 

Conforme enfatizado pelo editor Cid Vale Ferreira na apresentação "o documento lido ecoa o lugar-comum
do manuscrito encontrado, recurso marcante tanto do primeiro romance gótico - O Castelo de Otranto (1764), do inglês Horace Walpole- quanto o de outros expoentes desta tradição". Esse expediente tem um triplo objetivo: "ele traz um pano de fundo histórico  que reforça a verossimilhança das lendas sussurradas no primeiro excerto, ele ressignifica a goticização do cenário ao atestar como uma série de crueldades passadas ali fez dele um local amaldiçoado (o locus horrendus ou locus terribilis) e, por  fim, ele justifica o caráter fragmentário do storytelling dessas duas narrativas curtas, oferecendo ao leitor uma sensação de desfecho que prescinde de um enredo que percorra todas as etapas de uma sequência narrativa tradicional" (Cid fez uma análise comparativa de A Freira e As Ruínas). 


Marcador de página. https://www.seboclepsidra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário