Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 26 de junho de 2021

FANTASMAGORIANA

Capa de Fantasmagoriana. Sebo Clepsidra e Aetia. In: https://www.catarse.me/projects/133258

 Retomando a disciplina História e Terror que ministro na Furg, as leituras literárias góticas se intensificam. 

Participo das campanhas do Catarse para financiamento coletivo de obras. Porém, não fui atento para o financiamento de uma campanha de publicação do livro Fantasmagoria que é uma coletânea francesa de 1812 que reuniu oito narrativas alemãs de fantasmas. 

Quando percebi a campanha havia sido encerrada e agora é esperar agosto para comprar diretamente no site do Sebo Clepsidra

Fantamagoriana, livro inédito no Brasil, é aquele citado por Mary Shelley na edição de Frankenstein de 1831 e foi uma das fontes de inspiração para criação do "Prometeu Moderno". 

Villa Diodati, gravura de W. Brochedon (1832). In: https://www.catarse.me/projects/133258

No verão "invernoso" de 1816, Mary, Percy Shelley, John Polidori e Lord Byron ficaram alguns dias confinados na mansão de Vila Diodati junto ao Lago Genebra. O resultado foi o nascimento do Vampiro moderno escrito por Polidori e da obra Frankenstein de Mary Shelley.

Conhecer o conteúdo de Fantasmagoriana é juntar algumas peças a mais no quebra-cabeça da inspiração narrativa para criação de dois monstros que há duzentos anos influenciam a literatura, o cinema, os graphic novel etc. 

Apel, Clauren, Musäus e Laun. Autores das narrativas.  In: https://www.catarse.me/projects/133258


Nenhum comentário:

Postar um comentário