https://www.seboclepsidra.com.br/ |
Na apresentação do volume 3 da coleção Raridades do Conto Gótico, As Ruínas da Abadia de Fitz-Martin, Cid Vale Ferreira afirma que o livreto Romances and Gothic Tales (1801) foi uma das principais "portas de entrada ao universo antes elitizado da literatura gótica em seu tempo". O lançamento destas publicações "baratas, geralmente com 36 ou 72 páginas, ofereciam ao público leitor de baixa renda os calafrios anteriormente restritos aos dramas e romances góticos".
Uma das seis narrativas do Romances and Gothic Tales é As Ruínas da Abadia de Fitz-Martin escrita pelo inglês Thomas Isaac Horsley Curties e que era um admirador de Ann Radcliffe.
Os componentes góticos estão ligados a viagem noturna de um grupo por uma floresta distante e sombria, a chegada numa abadia abandonada, "as tentativas de arrombamento de portões enferrujados, corredores tomados por teias e a descoberta de masmorras que são verdadeiros ossários ornados por ferramentas de tortura".
Seguindo na contextualização do conto realizada por Cid Vale Ferreira "habilmente, o autor guia o leitor passo a passo por um ambiente que, idealizado no passado como um espaço acolhedor e sagrado, sofreu profundas transformações devido às crueldades e profanações perpetradas no decorrer de sua história, ações essas responsáveis por fazer com que um local de sublimação pela fé se transformasse em um temido e evitado antro de terror".
Temos mais uma raridade esquecida que me trouxe uma grande satisfação em descobri-lá e degustar o ambiente gótico dos primórdios dos oitocentos.
Marca página encartado na série Raridades do Conto Gótico. https://www.seboclepsidra.com.br/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário