|
Livro Gótico Mexicano da editora DarkSide. Capa, cartões inclusos no livro e cards da série DarkLove. Fotografia e montagem Luiz Henrique Torres. |
Um recente lançamento é o livro Gótico Mexicano da escritora Silvia Moreno-Garcia (DarkSide, capa dura, 16x23cm, p. 288, 2021).
Reproduzo a apresentação da DarkSide para a obra:
"Noemí Taboada é uma jovem independente e chique que mora na fervilhante Cidade do México. Entre as manhãs de estudo na faculdade e as noites glamourosas de festas e bailes, ela gosta de passear em seu carro conversível, ouvir música e sonhar com um futuro onde as mulheres possam fazer suas próprias escolhas — e viver grandes aventuras.
A rotina de Noemí muda drasticamente quando seu pai recebe uma carta de sua prima Catalina, recém-casada com um inglês. A carta é, na verdade, um pedido desesperado de socorro, pois Catalina acredita que corre perigo em High Place, a mansão isolada onde vive confinada com o marido e a família dele. Convocada a investigar o mistério na cidadezinha de El Triunfo, Noemí parte com seu batom vermelho, seus melhores looks e uma dose extra de coragem. Mas nem mesmo nossa intrépida heroína estava preparada para os horrores que a esperavam em uma mansão assombrada por um mal abominável.
Em Gótico Mexicano, um dos lançamentos mais aguardados da marca DarkLove, a escritora Silvia Moreno-Garcia combina elementos reconhecíveis do legado gótico — a mansão imponente e assombrada, a paisagem envolta em uma densa neblina, o cemitério gélido e fantasmagórico — com o colorido vibrante de uma protagonista corajosa que desafia o estereótipo da mocinha frágil, à espera de um salvador que a resgate do perigo.
Embora a trama se passe na década de 1950, a escrita de Moreno-Garcia aborda e problematiza pautas contemporâneas, como o combate à influência nociva do patriarcado, discriminação racial, xenofobia e relacionamentos abusivos. Na trama de Gótico Mexicano, também há espaço para a desconstrução da representação caricatural dos personagens latinos que, segundo a autora, “em geral são representados como imigrantes sofridos e incultos”.
Finalista do Bram Stoker Awards 2020, eleito o melhor livro de horror no Goodreads Choice Awards 2020, escolhido como um dos favoritos do ano de publicações como New Yorker, Washington Post, Book Riot, Library Journal, Electric Lit, Vanity Fair, Marie Claire, além de best-seller do New York Times, Gótico Mexicano vai virar série de tv pela Hulu, com produção executiva da própria autora.
Silvia Moreno-Garcia, que tem uma dissertação de mestrado sobre H.P. Lovecraft e já editou antologias inspiradas em sua obra, prova que um romance de horror adulto pode ser, ao mesmo tempo, fiel ao legado dos clássicos e original. Neste livro, ela presta homenagem a clássicos como O Morro dos Ventos Uivantes, Rebecca, Jane Eyre e a obra de Lovecraft, e nos conduz por um universo soturno permeado por mistérios, pesadelos vívidos e ameaças monstruosas absolutamente originais. Uma leitura intensa e inesquecível".