Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 9 de abril de 2021

D. PEDRO II E O SELO

 A filatelia brasileira é uma das mais conceituadas do mundo. 

Fomos o segundo país a adotar o selo postal: a Inglaterra em 1840 e o Brasil em 1843. 

Na Inglaterra a Rainha Vitória estampou o primeiro selo editado: o "One Penny Black". 

Usar a efigie do Imperador D. Pedro II foi ventilada desde os primórdios mas surgiu dúvida sobre a vulgarização da imagem do monarca num meio de circulação ainda pioneiro. 

Outras escolhas ocorreram para as primeiras emissões como é o caso do lançamento dos "Olhos de Boi", "Inclinados", "Olhos de Cabra" etc. 

Em 1866 a efígie do Imperador Pedro II foi lançada nos selos com valores de 10, 20, 50, 80, 100, 200 e 500 réis. A produção foi realizada nos Estados Unidos pelo American Bank Note com base numa fotografia do Imperador realizada no Rio de Janeiro pelos fotógrafos Stahl e Wahnschaffe  no ano de 1865. 

D. Pedro II em selos de 1866. Acervo: Luiz Henrique Torres. 





Como hipótese de pesquisa utilizaria a necessidade de ampliar a circulação da imagem de D. Pedro II em nível nacional e internacional em tempos de Guerra do Paraguai. O Imperador teve uma atuação enfática neste conflito, inclusive visitando a frente de combate em Uruguaiana no ano de 1865. 

Os selos são um objeto para reflexão pois sua historicidade está ligada aos projetos políticos e construção de imaginários que transcendem apenas ao uso postal. 

D. Pedro II é que inaugura no Brasil esta divulgação da imagem do governante pois até então os selos estavam restritos a estampar valores monetários que correspondiam as distâncias percorridas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário