Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 11 de abril de 2021

RIO PARDO

 

Fotografia da Rua da Ladeira em Rio Pardo, cerca de 1880. Acervo: https://www.riopardo.rs.gov.br


Visito Rio Pardo desde criança, pois, minha avó paterna e vários parentes lá residiam/residem. Posteriormente, meus pais foram lá foram morar e as visitas se tornaram estadias.

Uma pacata cidade luso-açoriana-brasileira vivia um tempo quase imóvel para um viajante chegado de Santa Maria ou Porto Alegre.

A observação ingênua dos lugares, os transeuntes e falares, as expressões várias do dia-a-dia ficaram em minha memória ao longo destas viagens. O olhar sob Rio Pardo foi mudando ao longo do tempo, conforme os momentos psicossociais, e para além das aparências urbanas e das construções mentais, sobreviveu a curiosidade pelo modo-de-vida de populações em outros espaço-tempo espalhados na geografia desta cidade.

A atual decadência com o abandono e ruína de prédios e os sítios arqueológicos a céu aberto espalhados pela área urbana, demarcam ainda um passado do século XIX que persiste nas fachadas, pisos e azulejos. A história ainda está documentada nesta matéria arquitetônica.

A transitoriedade humana e das civilizações intriga o historiador! Nas experiências do passado, preservadas em documentos fragmentados, movimentam-se agentes sociais que a partir de análises e interpretações, são construídos intelectualmente frentes aos olhares do presente. Esta construção promove releituras das historicidades, realimenta trajetórias esquecidas em pedras tumulares, em ruas mascaradas pela urbanidade do passamento das décadas e no resgate dos registros existentes na documentação escrita.

Conviver com Rio Pardo e morar em Rio Grande, dois universos de um projeto luso-brasileiro, induz a fazer paralelos ou buscar aproximações de experiências históricas. Cidades que nasceram na disputa luso-espanhola e que demarcam projetos civilizatórios que originaram a sociedade rio-grandense do século XVIII. São espacialidades voltadas para as águas: do Rio Jacuí e do Rio Pardo; da Lagoa dos Patos e do Oceano Atlântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário