Epopéia, vol. 73, EBAL, 1987. http://guiaebal.com/epopeia5.html |
O Fim do Caminho (publicada em outubro de 1987) é a última história da série Epopéia lançada pela Editora Brasil-América (EBAL) em novembro de 1970. Esta série de western foi criada na Itália em 1967 por Gino D'Antonio e Renzo Calegari, sendo publicada pela Araldo Editore (atual Sergio Bonelli Editore).
O Fim do Caminho é o volume 73 (último) da série que se estendeu no Brasil por 17 anos totalizando mais de 7.200 páginas.
O pano de fundo é a história do povoamento do Oeste Americano (na Itália o título é Storia del West) tendo por base o ano de 1803 quando tem início a expedição naturalista e geográfica de Lewis & Clark que pela primeira vez cruzou o território americano do Atlântico até a costa do Pacífico.
Ao longo das histórias, inúmeras referências a acontecimentos históricos ou a personagens reais são feitas. A narrativa é ficcional, mas, com contextualização na suposta veracidade do enredo em que se desenvolve eventos ocorridos entre 1803 e 1890.
É um romance gráfico de muito folego, longo período de elaboração e descontinuidades por fatores vários, inclusive de captação financeira. As primeiras revistas apresentam uma qualidade gráfica invejável para a época, enquanto uma grande parte da coleção recebeu a impressão num papel jornal de baixa qualidade. Em países como o Brasil com crises econômicas endêmicas e períodos de elevada inflação como na virada dos anos 1970 para 1980, as séries de longa duração acabam sofrendo vários reveses.
Guardo como relíquia os primeiros 21 números da série. Perdi o contato com a Epopéia e agora fiz a leitura deste último exemplar. Os filhos dos primeiros personagens já estão envelhecidos e cansados de suas trajetórias de pioneiros. Há um forte amargor sobre os rumos que a sociedade americana seguiu e também sobre as novas gerações que carregariam a herança. As Guerras Indígenas chegaram ao ocaso dos "aldeamentos forçados" das últimas nações rebeldes enquanto o Oeste estava sendo "domesticado" e construído nos referenciais do capitalismo americano-europeu.
Uma ótima notícia é que fiz a leitura do material em "meio digital e totalmente de graça". Toda a coleção Epopéia está disponível para download no endereço http://guiaebal.com/epopeia5.html
Além desta coleção muitas outras estão disponíveis neste endereço eletrônico que é voltado a preservar e divulgar a produção da EBAL. Já são 5.490 revistas digitalizadas.
Nota dez para este grupo do "guiaebal" que tem realizado um trabalho tão árduo e relevante para as HQs!
Nenhum comentário:
Postar um comentário