Os três flagrantes fotográficos do Guia Ilustrado Comercial, Industrial e Profissional de Rio Grande, mostram o estado da arte da Praça Xavier Ferreira no ano de 1938.
Possivelmente, é o melhor momento de sua história, pois, recentemente fora remodelada com cuidados estéticos e paisagísticos que lhe deram a morfologia no tempo atual. O lago também era recente e os cisnes do pescoço negro a tornaram conhecida em parte do Brasil.
A primeira fotografia é uma vista superior obtida da torre da Alfândega e o clean salta aos olhos. Inclusive a Estátua da Liberdade está visível sem o excesso de vegetação a encobrindo. A qualidade original do material fotográfico é precário, mas, esta é uma das mais belas visões da cidade do Rio Grande, tendo a Praça em primeiro plano e os prédios da Marechal Floriano ao fundo.
A segunda fotografia mostra a Praça durante a noite e se constata a preocupação com a iluminação noturna que a embeleza em outra perspectiva.
A terceira fotografia enfatiza o lago da Praça Xavier Ferreira, um dos locais mais frequentados, e um dos seus principais atrativos: os cisnes!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário