Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 31 de março de 2020

FUNDIÇÃO AUGUSTO JOSÉ DIAS

Almanaque Comercial Ilustrado Rio-Grandense, 1914.


         A documentação das empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, acabam desaparecendo ao longo das décadas. Pesquisá-las se torna muito difícil ou inviável, restando apenas alguns fragmentos. Os jornais com suas notícias e também anúncios são uma fonte que permite um resgate básico. Detalhes mais aprofundados dependem de outras fontes como a do registro das firmas, pagamento de impostos, processos judiciais, falências entre outras. 
       Este anúncio publicado em Almanaque de 1914 é interessante pois aponta o proprietário Augusto José Dias como sucessor de J.J.Dias que era uma empresa tradicional em Rio Grande. A "Fundição Dias" é o local onde Carlos Santos começou, ainda menor de idade, a trabalhar como operário em reparos navais e outros trabalhos de fundição. 
        O endereço da Fundição é a Rua Conselheiro Pinto Lima em local que atualmente está edificado o Hotel Swan. 
     Outro aspecto que parece muito básico mas que também é uma informação não óbvia nas fontes é que esta "ferraria de mar e terra" havia sido fundada em 1866. Ou seja, durante a Guerra do Paraguai e talvez com o objetivo de alguma demanda de reparos envolvendo embarcações neste conflito ou outros serviços do esforço de guerra. Claro, isto é apenas uma hipótese a ser investigada pelos pesquisadores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário