Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 29 de dezembro de 2019

GRAPHIC NOVEL – LAIKA

Edição de Laika, Barricada, 2017. 
Ilustrações do HQ Laika. Autoria de Nick Abadzis.




      Laika (Barricada, capa flexível, colorida, 17x12cm, p. 208, 2017) foi originalmente publicada nos Estados Unidos em 2007. O britânico Nick Abadzis é responsável pelo roteiro e desenho da história, que transita entre os fatos da década de 1950 e a ficção, da trajetória da cadela Laika que se tornou o primeiro ser vivo a entrar em órbita da Terra. 

        O esquizofrênico contexto da Guerra Fria e da Corrida Espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos é bem trabalhado na HQ. Com o lançamento, pela União Soviética, do primeiro satélite artificial o Sputnik esta corrida se intensifica e os soviéticos desenvolvem em curtíssimo tempo o projeto Sputnik II (1957) colocando um ser vivo em órbita sem a possibilidade de trazê-lo de volta. 

        O roteiro traz este contexto da Guerra Fria, os dilemas da equipe envolvida no projeto em não questionar as ordens do Partido e a morte premedita de Laika (também chamada de Kudriávca), a primeira “heroína” da Corrida Espacial. 

        A HQ apresenta um caráter documental do período de busca da hegemonia e construção de um discurso de supremacia. As ilustrações apresentam um estilo cartunesco, alternando cores frias e quentes para conduzir o leitor aos momentos dramáticos ou sentimentais da trama. 

      Temas correlatos são a paranoia soviética neste contexto de Guerra Fria; a submissão inquestionável dos cientistas ao Estado; a ciência submetida aos ditames políticos; e um tema atual que são os maus-tratos aos animais. Este tema da ética no uso de animais em pesquisas científicas e no desenvolvimento de produtos industriais tem se ampliado nos últimos anos. Certamente, Nick Abadzis almejou trazer esta discussão em dois momentos: a relação afetuosa entre a técnica em veterinária Elena com Laika; o projeto Sputnik II (1957) e o uso científico e político de um animal numa missão suicida.
Selo postal Romeno em homenagem a Laika e com imagem do Sputnik 2 a esquerda.

*Laika morreu algumas horas após o lançamento devido ao excesso de calor e umidade na cápsula do Sputnik 2. O coração de Laika apresentou o triplo dos batimentos normal. Já morta, ela fez 2.570 voltas ao redor da Terra quando o Sputnik queimou e se desintegrou no dia 
4 de abril de 1958.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário