Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 10 de novembro de 2019

PRAÇA XAVIER FERREIRA E O LUGAR DE MEMÓRIA

Cartão-postal da Praça Xavier Ferreira anos 1980. 


A Praça Xavier Ferreira está situada no centro histórico da cidade e em seu entorno transcorreram grande parte dos acontecimentos que definiram a construção urbana e as sociabilidades em Rio Grande. Portanto, desde os primórdios do século 19 a área ocupada pela Praça Xavier Ferreira passou a ser paulatinamente definida como um espaço para o lazer da população.
A Praça, que começou a ser planificada há quase 200 anos, é um local essencial para conhecer parte da história material e cultural da cidade. O contato direto com as evidências e manifestações da cultura, possibilita a valorização da herança cultural desta comunidade. Uma praça é um espaço privilegiado para conhecer a história, que está no seu espaço verde (botânica), nos monumentos (patrimonial e arquitetônico), nos hábitos e falares dos frequentadores (cultura socializada) que compõem esta área que é fruto de um processo civilizatório de longa duração. Enquanto espaços de memória construída por gerações passadas e presentes, uma diversificada simbologia está presente na arte monumental desta praça e nos diferentes espaços paisagísticos e trilhas que a compõem.
A Xavier Ferreira é um amplo espaço cultural entendido como um “Lugar de memória”, ou seja, o espaço físico onde os objetos materiais podem ser evocados ritualmente, onde o material, o abstrato, o funcional e o simbólico estão em interação, trazendo a tona vários momentos do tempo passado e presente. É um local repleto de significações, de lembranças, de traços deixados por aqueles que vieram antes de nós, seja num monumento antigo que outras gerações edificaram, - em estilos arquitetônicos diversos-, seja numa árvore que foi plantada e que garante sombra aos frequentadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário